I – GESTÃO DE PROJETOS COMO UM PROCESSO EMPRESARIAL
1.1 Gestão de Projetos como um Processo Empresarial
1.1.1 Apresentação do Plano de Curso
1.1.2 O Padrão de Gerenciamento de Projetos
1.1.3 A importância do Gerenciamento de Projetos
1.1.4 Conceitos de projetos, programas, portfólio e planejamento estratégico
1.1.5 Gerenciamento de Projetos e Gerenciamento de Operações
1.1.6 Documentos de Negócios do Gerenciamento de Projetos
1.1.7 Project Office – definições e organização
1.1.8 Como surgem os Projetos, do Estratégico a ação.
1.1.9 Montagem do Ciclo de Vida de Projetos
1.1.10 Montagem do Ambiente necessário
1.1.11 Como os projetos são organizados
1.1.12 Processos de Gestão de Projetos – Início, Planejamento Execução, Monitoramento e Controle, Encerramento e os resultados obtidos de cada processo
1.1.13 Como selecionar projetos (case da monografia)
1.1.14 Project Charter de um Projeto (case da monografia) e nomeação do Gestor
II – PLANEJAMENTO GERAL DO PROJETO
2.1 Gestão do Escopo
2.2 Gestão do Cronograma
2.3 Gestão dos Custos
III – PROCESSOS AUXILIARES DE PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO, MONITORAMENTO E CONTROLE
3.1 Gestão dos Recursos
3.2 Gestão da Qualidade – Processo
3.3 Gestão da Comunicação e Partes Interessadas
3.4 Gestão dos Riscos
3.5 Gestão de Suprimentos e Contratação
IV – VIABILIDADE, INTEGRAÇÃO E ENCERRAMENTO DO PROJETO
4.1 Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos
4.1.1 Matemática Financeira
4.1.2 Conceitos de Análise de Investimentos
4.1.3 Métodos de Avaliação de Investimentos
4.1.4 Análise de Investimentos Sob Incerteza
4.1.5 Ferramentas de apoio para Estudo de Viabilidade Econômica dos Projetos
4.2 Gestão Integrada de um projeto – Processos e Desenvolvimento de um case real em sala de aula
4.2.1 Como iniciar um projeto? Um case prático de montagem de um time.
4.2.2 Elaboração do Plano de Gerenciamento do Projeto com uso de documentos específicos para o plano de escopo, prazo, custo, qualidade, rec. Humanos, comunicação, riscos e aquisições Execução, Monitoramento e Controle do Projeto
4.2.3 Encerramento do Projeto com registro das lições aprendidas
V – TÓPICOS ESPECIAIS
5.1 Acompanhamento dos Trabalhos Técnicos
5.2 Seminário de Apresentação dos Trabalhos Técnicos