MBA em Gestão de Contratos e Transformação Digital - Ietec
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MBA em Gestão de Contratos e Transformação Digital

Nesse segundo módulo do curso, serão trabalhados os conhecimentos e habilidades necessários para que os profissionais de Gestão de Contratos atuem de forma eficaz na transformação digital de seus processos e das empresas como um todo, fazendo isto através da escolha e aplicação adequada da Tecnologia da Informação (TIC), da mudança nos processos e no desenvolvimento de uma nova cultura, possibilitando agilidade e informações em tempo real, facilitando execução e implementação dos objetivos de negócios em ambientes empresariais com soluções competitivas e inovadoras.

SOLICITAR CONTATO

Competências Desenvolvidas

  • Atuar como agente de transformação digital, compreendendo e identificando os principais gargalos e requisitos para potencializar os resultados das empresas;
  • Ampliar a visão estratégica e competitiva do negócio sob a ótica da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), capacitando-se para desenvolver, com as demais áreas da empresa, novas alternativas de gerenciamento de recursos físicos, humanos e financeiros;
  • Propor e desenvolver novas ações e políticas nas áreas da TI que apoiem a transformação digital e que aumento da sinergia entre usuários, gestores e da alta administração das empresas;
  • Identificar os principais GAPs na gestão dos contratos;
  • Elaborar e analisar contratos empresariais e públicos;
  • Identificar e mitigar os riscos das contratações.

Público alvo

Diretores, Gerentes, coordenadores, consultores e profissionais de áreas diversas, diretamente ligados ou não à Gestão da Tecnologia da Informação, que atuem ou pretendam atuar como elementos chave no processo de transformação digital das empresas; Diretores, Gerentes, supervisores, coordenadores, gestores de obras, gestores públicos, engenheiros, analistas ou advogados ligados às áreas de compras, suprimentos, projetos e vendas, e a todos os profissionais de nível superior que atuam ou pretendem atuar na gestão de Contratos públicos e privados.

Programa do curso

Módulo 1
Módulo 2
Gestão de Contratos

1 – O Contrato e suas Características
1.1.1 – O Cenário Legal dos Contratos
1.1.2 – Contextualização do Contrato na Legislação
1.1.3 – Princípios Fundamentais da Contratação
1.1.4 – Legislação Fundamental dos Contratos

1.2 – Desenvolvimento, Formatação e Avaliação de Contratos Nacionais e Internacionais
1.3.1 – Tipos de Contrato
1.3.2 – Modelos Híbridos de Contratação
1.3.3 – Cláusulas Essenciais do Contrato
1.3.4 – Arbitragem
1.3.5 – Características dos Contratos Internacionais

2 – PROCESSOS DE GESTÃO DO CONTRATO

2.1 – Administração de Contratos de Serviço e de Mão de Obra
2.1.1 – Primarização x Terceirização
2.1.2 – A Terceirização na Ótica da Nova Lei da Terceirização
2.1.3 – Responsabilidades do Contratante com Terceirizados
2.1.4 – Ferramentas de Controle de Terceirizados

2.2 – SLA e Ferramentas de Controle e Administração dos Contratos
2.2.1 – Elaboração de SLAs
2.2.2 – Ferramentas de Controle do Contrato através do SLA
2.2.3 – Fiscalização dos Competentes dos Contratos
2.2.4 – Indicadores Chave dos Contratos
2.2.5 – Cuidados na Gestão

2.3 – Administração de Contratos Públicos
2.3.1 – Contratos Públicos e a Lei 8.666/93
2.3.2 – Deveres Legais do Administrador Público
2.3.3 – Contratos de Concessões e PPPs
2.3.4 – Lei de Responsabilidade Fiscal

2.4 – Planejamento e Controle do Processo de Contratação
2.4.1 – Fluxo do Processo de Contratação
2.4.2 – Análise de Riscos de Contratação
2.4.3 – Métodos de Avaliação de Propostas
2.4.4 – Processos de Hand Over da Contratação

3 – RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES E ANÁLISES TRIBUTÁRIAS

3.1 –  Gerenciamento de Pleitos (CLAIMs) em Projetos e Contratos
3.1.1 – Definição do CLAIM
3.1.2 – Identificação e quantificação do CLAIM
3.1.3 – Documentação Relacionada ao CLAIM
3.1.4 – Ações Preventivas de CLAIMs
3.1.5 – Acompanhamento da performance dos fornecedores

3.2 –  Negociação de Contratos
3.2.1 – O papel da negociação
3.2.2 – Estrutura do poder e concessões no processo de negociação
3.2.3 – Estágios do processo de negociação
3.2.4 – Estratégias de negociação
3.2.5 – Competição e cooperação na negociação
3.2.6 – Estrutura de custos de bens e de serviços
3.2.7 – Estratégias de formação de preços para negociação

3.3 –  Responsabilidades Fiscais e Tributárias dos Contratos
3.3.1 – Significado e a incidência dos principais tributos
3.3.2 – Impacto dos principais tributos nas operações das empresas
3.3.3 – Tributos envolvidos nas diversas modalidades de contratação
3.3.4 – Responsabilidades Tributárias do Contratante
3.3.5 – Documentação Tributária Acessórias dos Contratos

3.4 – Medidas Econômicas e Financeiras dos Contratos
3.4.1 – Equalização de Propostas
3.4.2 – Estrutura Analítica de Preços de Produtos e Serviços
3.4.3 – Composição do Custo da Mão de Obra
3.4.4 – Composição de BDI
3.4.5 – Análises Financeiras dos contratos – VP, VPL, FV, Ponto de Equilíbrio, Pay Back (Simples e Descontado), Equalização de Juros Simples e Compostos.

4 – TÓPICOS ESPECIAIS
4.1 – Acompanhamento dos trabalhos técnicos
4.2 –Seminário Final para Apresentação dos Trabalhos

 

Transformação Digital

1 – Transformação digital nos negócios
1.1 – Transformação digital: substituindo Átomos por Bits
1.2 – Mindset digital
1.3 – Transformação digital estratégica
1.3.1 – Transformação de modelos de negócios
1.3.2 – Transformação da experiência dos Clientes
1.3.3 – Transformação dos processos
1.3.4 – Transformação dos produtos
1.3.5 – Transformação das pessoas

2 – Transformação nos processos e projetos
2.1 – Gestão Ágil de Projetos
2.2 – Gestão Ágil de Processos (Lean)

3 – Tecnologias para a transformação digital
3.1 – Realidade virtual e aumentada
3.2 – Inteligência Artificial
3.3 – IoT – Internet of Things
3.4 – Big Data e Analytics
3.4.1 – Big Data
3.4.2 – Ciência de Dados (Data Science) aplicada aos negócios
3.5 – Clouding Computing e BYOD

4 – Tópicos especiais
4.1 – Acompanhamento dos Trabalhos e Artigos Técnicos
4.2 – Seminário Final – Apresentação de Trabalhos Técnicos

Local

Campus Savassi
Belo Horizonte/MG

Início do curso

24/02/2021

Quartas e Quintas-feiras, de 18h30 às 22h40

 

Carga Horária

Módulo I: 180 horas
Módulo II: 180 horas

Carga horária total: 360 horas

Jeito Ietec
de ensinar

Construímos junto com os profissionais o conhecimento que eles precisam para: resolver problemas reais, propor soluções, entregar resultados e vencer os desafios do AGORA!

MBA em Gestão de Contratos e Transformação Digital
Educação Continuada

Para se desenvolver mais em menos tempo

Um dos grandes diferenciais do IETEC é a estrutura dos cursos, dividida em três etapas: Aperfeiçoamento, MBA especialização e 2º MBA. Dessa forma, você faz sua pós-graduacão em menos tempo e pode sair com dois MBA’s em apenas um ano e meio.

1ª Etapa
Pós-Graduação Aperfeiçoamento
180 horas
2ª Etapa
MBA / Especialização
180 horas
3ª Etapa
2º MBA
180 horas
Credibilidade
Desde 1987 o Ietec atua em educação e treinamento, tornando-se referência e provedora em diversas áreas do conhecimento. Primeira instituição em MG credenciada internacionalmente pelo PMI® (Project management Institute) como Global Registered Education Provider. Único mestrado em Engenharia e Gestão recomendado pela Capes, Faculdade credenciada pelo MEC, e por três vezes consecutivas eleito como um dos melhores MBAs do Brasil.
Conheça os diferenciais do Ietec

Conteúdo
Os conteúdos são consistentes e atendem às necessidades do mercado, aliando teoria e prática.

Rapidez
Além da excelência nas áreas de engenharia, tecnologia, inovação e gestão, os alunos contam com o sistema modular de ensino, que permite a obtenção de até 3 certificados, em apenas 3 semestres.

Aplicabilidade
O aprendizado é voltado à aplicabilidade, com aulas dinâmicas e análise de casos atuais que alimentam a interação entre professores, alunos e mercado, resultando numa produtiva troca de experiências.