MBA em Engenharia e Gestão Industrial e Transformação Digital - Ietec
MBA

MBA em Engenharia e Gestão Industrial e Transformação Digital

Em seu primeiro módulo, a especialização em Engenharia Industrial e Transformação Digital tem o objetivo de preparar profissionais com sólidos conhecimentos dos princípios, metodologias e ferramentas para o desenvolvimento e gestão dos processos industriais com ênfase na integração entre o planejamento e gestão da rotina, na evolução tecnológica e na gestão das pessoas, direcionando o foco para o planejamento e controle da produção e manutenção, o aumento da produtividade através dos processos, a otimização dos custos e a melhoria contínua, apoiando-se para isto no Lean Manufacturing e na Gestão dos Gargalos.

No segundo módulo do curso, serão trabalhados os conhecimentos e habilidades necessários para que os profissionais de Engenharia e Gestão Industrial atuem de forma eficaz na transformação digital de seus processos e das empresas como um todo, fazendo isto através da escolha e aplicação adequada da Tecnologia da Informação (TIC), da mudança nos processos e no desenvolvimento de uma nova cultura, possibilitando agilidade e informações em tempo real, facilitando execução e implementação dos objetivos de negócios em ambientes empresariais com soluções competitivas e inovadoras.

SOLICITAR CONTATO

Competências Desenvolvidas

  • Atuar como agente de transformação digital, compreendendo e identificando os principais gargalos e requisitos para potencializar os resultados das empresas;
  • Ampliar a visão estratégica e competitiva do negócio sob a ótica da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), capacitando-se para desenvolver, com as demais áreas da empresa, novas alternativas de gerenciamento de recursos físicos, humanos e financeiros;
  • Propor e desenvolver novas ações e políticas nas áreas da TI que apoiem a transformação digital e que aumento da sinergia entre usuários, gestores e da alta administração das empresas;
  • Avaliar o impacto do projeto e desenvolvimento dos processos produtivos com ou sem o uso da tecnologia aplicada sobre o posicionamento estratégico, tático e operacional da empresa em termos de custos, qualidade, produtividade e atendimento aos clientes.
  • Identificar os pontos chave do processo produtivo que devem ser focados, tanto em termos ambientais, quanto em termos da utilização da capacidade produtiva (programação de produção e manutenção) e da necessidade de intervenções de melhoria.
  • Conduzir o projeto e a organização do trabalho, determinando os tempos e métodos segundo os quais este trabalho deve ser realizado de modo a alcançar melhores resultados, aplicando tecnologia e integração de processos.

Público alvo

Diretores, Gerentes, coordenadores, consultores e profissionais de áreas diversas, diretamente ligados ou não à Gestão da Tecnologia da Informação, que atuem ou pretendam atuar como elementos chave no processo de transformação digital das empresas; Gerentes, supervisores, coordenadores, analistas e engenheiros ligados direta ou indiretamente à engenharia e gestão industrial, estejam ele atuando na engenharia de processos, na engenharia de produção, logística, manutenção e/ou qualidade.

Programa do curso

Módulo 1
Módulo 2
Engenharia e Gestão Industrial

1 – Engenharia e Gestão Industrial Atualmente
1.1 – Engenharia de Processos
1.2 – Gestão com Pessoas

2 – Planejamento e Controle
2.1 – Planejamento e Controle da Produção – PCP
2.2 – Planejamento e Controle da Manutenção – PCM

3 – Custos e Produtividade
3.1 – Custos Industriais
3.2 – Produtividade Industrial
3.3 – Contabilidade dos Ganhos

4 – Produção Enxuta
4.1 – Lean Manufacturing
4.2 – Ferramentas da Qualidade
4.3 – Controle Estatístico de Processos

5 – Trabalhos Técnicos de Final de Curso
5.1 – Acompanhamento do TTFC
5.2 – Seminário de Apresentação dos Trabalhos Técnicos

Transformação Digital

1 – Transformação digital nos negócios
1.1 – Transformação digital: substituindo Átomos por Bits
1.2 – Mindset digital
1.3 – Transformação digital estratégica

2 – Transformação nos processos e projetos
2.1 – Gestão Ágil de Projetos
2.2 – Gestão Ágil de Processos (Lean)

3 – Tecnologias para a transformação digital
3.1 – Realidade virtual e aumentada
3.2 – Inteligência Artificial
3.3 – IoT – Internet of Things
3.4 – Big Data e Analytics
3.5 – Clouding Computing e BYOD

4 – Tópicos especiais
4.1 – Acompanhamento dos Trabalhos e Artigos Técnicos
4.2 – Seminário Final – Apresentação de Trabalhos Técnicos

Local

Campus Savassi
Belo Horizonte/MG

Módulos

Módulo I: Engenharia e Gestão Industrial 
27/03/2020 – 03/10/2020
Horário: Sextas-feiras de 18h30 às 21h50 e aos sábados de 8h às 13h

Módulo II: Transformação Digital
09/10/2020 – 19/06/2021
Horário: Sextas-feiras das 18h30 às 21h50 e aos sábados das 8h às 13h

Jeito Ietec
de ensinar

Construímos junto com os profissionais o conhecimento que eles precisam para: resolver problemas reais, propor soluções, entregar resultados e vencer os desafios do AGORA!

MBA em Engenharia e Gestão Industrial e Transformação Digital
EDUCAÇÃO CONTINUADA

Para se desenvolver mais em menos tempo

Um dos grandes diferenciais do IETEC é a estrutura dos cursos, dividida em três etapas: Aperfeiçoamento, MBA especialização e 2º MBA. Dessa forma, você faz sua pós-graduacão em menos tempo e pode sair com dois MBA’s em apenas um ano e meio.

1ª Etapa
Pós-Graduação Aperfeiçoamento
180 horas
2ª Etapa
MBA / Especialização
180 horas
3ª Etapa
2º MBA
180 horas
Credibilidade
Desde 1987 o Ietec atua em educação e treinamento, tornando-se referência e provedora em diversas áreas do conhecimento. Primeira instituição em MG credenciada internacionalmente pelo PMI® (Project management Institute) como Global Registered Education Provider. Único mestrado em Engenharia e Gestão recomendado pela Capes, Faculdade credenciada pelo MEC, e por três vezes consecutivas eleito como um dos melhores MBAs do Brasil.
Conheça os diferenciais do Ietec

Conteúdo
Os conteúdos são consistentes e atendem às necessidades do mercado, aliando teoria e prática.

Rapidez
Além da excelência nas áreas de engenharia, tecnologia, inovação e gestão, os alunos contam com o sistema modular de ensino, que permite a obtenção de até 3 certificados, em apenas 3 semestres.

Aplicabilidade
O aprendizado é voltado à aplicabilidade, com aulas dinâmicas e análise de casos atuais que alimentam a interação entre professores, alunos e mercado, resultando numa produtiva troca de experiências.