Uma medida da eficiência dos Estados Brasileiros na redução da criminalidade, utilizando data envelopment analysis - dea - Ietec

Uma medida da eficiência dos Estados Brasileiros na redução da criminalidade, utilizando data envelopment analysis – dea

Mestre
Thális Brito Oliveira

Este trabalho buscou analisar as variáveis que contribuem para o aumento ou redução de crimes contra a vida e o patrimônio e comparar a eficiência das unidades da federação no combate a estes crimes. As eficiências relativas das unidades federativas brasileiras no combate à criminalidade no período de 2010 a 2014 foram medidas utilizando a técnica DEA. As variáveis de entrada foram taxa de desemprego, índice de analfabetismo, índice de Gini, despesas com segurança pública e densidade demográfica e as de saída foram os indicadores de criminalidade representados por: taxa de homicídios, latrocínios e crimes contra a dignidade sexual. Verificaram-se as possíveis correlações entre todos estes fatores e analisaram-se as eficiências ao longo do tempo, as alterações significativas e seus principais motivos. Os resultados mostraram que há uma diferença significativa entre as eficiências obtidas para cada uma das unidades (em 2014, a eficiência variou de 55,6% a 100%) e que, não necessariamente, as unidades eficientes estão localizadas nas regiões mais desenvolvidas do país. Assim, há unidades eficientes e ineficientes em todas as regiões do Brasil e, ao longo dos anos, vários estados atingiram a eficiência relativa igual a 100%. A técnica DEA mostrouse uma ferramenta importante para auxiliar os gestores públicos no acompanhamento da criminalidade e na definição de políticas voltadas ao aprimoramento da segurança pública brasileira. A incorporação de outros índices de criminalidade e de outras variáveis pode contribuir para um melhor alcance da metodologia DEA e oferecer maiores subsídios à Administração Pública, facilitando na árdua tarefa de reduzir a criminalidade para um nível que contribua para uma menor sensação de insegurança para a população do que a que se tem atualmente no Brasil.

 

Palavras-chave: Eficiência. DEA. Taxas de Criminalidade. Segurança. Administração Pública.

Baixar dissertação completa

Data: 31/08/2017

Banca avaliadora: Prof. Dr. Luiz Rodrigo Cunha Moura - UNA, Prof. Dr. Eduardo Trindade Bahia - Ietec , Profa. Dra. Wanyr Romero Ferreira - Ietec (Orientadora)

Agradeço a Deus pela onipresença, a minha esposa pelo incentivo à realização de mais um sonho, aos meus filhos por me proporcionarem a inspiração necessária, ao casal amigo Manoel Neto e Fernanda Kelly pelo apoio constante em Belo Horizonte, aos meus amigos pela torcida e aos professores e funcionários do IETEC pela paciência, contribuição e apoio, que muito contribuíram para o desenvolvimento e conclusão do trabalho.