Uma abordagem para avaliação e monitoramento de riscos em projetos de software - Ietec

Uma abordagem para avaliação e monitoramento de riscos em projetos de software

Mestre
Ana Cristina da Silva Andrade

Em todas as etapas do processo de desenvolvimento de software existem riscos e estes podem representar uma oportunidade ou ameaça para o projeto. A prática precoce do gerenciamento de riscos em projetos de software possibilita conhecer e controlar os fatores que impactam no projeto, contribuindo assim para sua qualidade e sucesso. Esse trabalho tem como objetivo propor um modelo conceitual composto pelos principais fatores de riscos em projetos de desenvolvimento de software que possibilite aos gerentes de projetos avaliar e monitoriar riscos. Para atingir resultados que satisfaçam os objetivos deste trabalho foram realizadas atividades de maneira interativa de acordo com mapa mental previamente elaborado. Considerando o risco como um requisito não-funcional, modelos para gerenciamento de riscos foram propostos através do NFR (Non-Functional Requirements) Framework e Framework i*. Através de um exemplo, conclui-se que projetos que tratarem no tempo certo as operacionalizações de risco ou parte delas podem ter maior chance de sucesso.

Palavras-chave: Gestão de Projetos de Software. Gestão de riscos. Requisitos NãoFuncionais. Metas Flexíveis.

Baixar dissertação completa

Data: 27/06/2018

Banca avaliadora: Prof. Dr. Fabrício Martins Mendonça - UFJF, Prof. Dr. Fernando Hadad Zaidan - Ietec , Prof. Dr. José Luis Braga - Ietec (Orientador)

Agradeço aos colegas, professores e amigos do mestrado da Faculdade IETEC. A colaboração, a parceria, as gargalhadas, os e-mails e mensagens de vocês foram essenciais por tornar esta jornada mais suave.