Um modelo em dinâmica de sistemas para o ensino superior privado a distância com ênfase na infraestrutura - Ietec

Um modelo em dinâmica de sistemas para o ensino superior privado a distância com ênfase na infraestrutura

Mestre
Alexandra Valeria Gomide

A educação a distância se apresenta como alternativa à educação tradicional, uma vez que possui um custo menor de implantação e permite atender a um número maior de estudantes com uma educação de qualidade. As instituições de ensino superior particulares perceberam nessa modalidade uma oportunidade de inovação, investimento e lucro, uma vez que após o investimento inicial em sistemas computacionais e preparação de materiais didáticos, o professor poderia atuar como tutor e assim atender um maior número de estudantes por disciplina. No entanto, não há clara compreensão da eficácia de tal programa, ou o que faz um programa de educação a distância ser bem-sucedido. Isto se deve ao fato de que a análise de um programa de educação a distância envolve estudos do comportamento de um sistema interativo complexo. Portanto é necessário identificar uma ferramenta adequada para um estudo teórico de tais sistemas.

Este trabalho apresenta um modelo de simulação de um sistema de educação a distância transmitido por meio da internet via WebCast, baseado em dinâmica de sistemas. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise da infraestrutura necessária para implantação de um programa de educação a distância e as inter-relações dos componentes do programa. Os resultados demonstraram que o principal fator para retenção dos estudantes no sistema são a qualidade da infraestrutura, principalmente a largura de banda e a reputação do professor.

Palavras-chave: Educação a Distância. Dinâmica de Sistemas. Ensino Superior. Simulações computacionais. WebCast. Modelagem de sistemas.

Baixar dissertação completa

Data: 17/05/2017

Banca avaliadora: Profa. Dra. Maria Cristina Duarte Rios Diniz - FEAD, Prof. Dr. Eduardo Trindade Bahia - IETEC, Profa. Dra. Wanyr Romero Ferreira - IETEC - Co-orientadora , Prof. Dr. Rafael Pinheiro Amantéa- IETEC - Orientador

Aos Professores Dr. Rafael Pinheiro Amantéa e Dra. Wanyr Romero Ferreira, orientador e coorientadora desta dissertação, por todo empenho, sabedoria, e acima de tudo, compreensão. Gostaria de ratificar a competência, correções, revisões e sugestões que fizeram com que concluísse este trabalho. Aos demais professores do curso, pela oportunidade de crescimento, aprendizado, realização profissional e pessoal e pela confiança em mim depositada