Um modelo baseado em Dinâmica de Sistemas para um projeto de implantação de um sistema de ensino a distância - Ietec

Um modelo baseado em Dinâmica de Sistemas para um projeto de implantação de um sistema de ensino a distância

Mestre
Ruy Alexandre Generoso

Com o rápido desenvolvimento das tecnologias da informação e a acirrada concorrência das instituições de ensino a distância, torna-se imperioso, além da elaboração de cursos de qualidade, que os gestores responsáveis tenham uma maior compreensão e controle da implantação destes novos cursos. Este trabalho tem como objetivo elaborar um modelo de dinâmica de sistemas que os auxilie no gerenciamento de projetos para implantação de ensino a distância. A partir da identificação dos elementos fundamentais do modelo que descreve o fluxo de trabalho a ser executado, a produtividade da equipe envolvida na implantação, o custo financeiro, e os impactos causados pela alteração do escopo do projeto e pela complexidade do curso durante sua implementação e com o auxílio do software de modelagem iThink, foi elaborado um modelo que reproduz o funcionamento de um processo de implantação de um curso a distância. Como resultado da simulação de três cenários de alteração de escopo e de dois cenários de aumento de complexidade do curso foram identificados os ganhos e prejuízos que tais alterações causam à implantação do projeto. A partir de uma plataforma Web os gestores terão acesso ao modelo e poderão ajustá-lo às suas necessidades específicas auxiliandoos no processo de tomada de decisão.

Palavras-chave: Dinâmica de sistemas. Ensino a distância. Gestão de projetos. Simulação. Desenvolvimento de novos produtos.

Baixar dissertação completa

Data: 16/05/2016

Banca avaliadora: Profa. Dra. Maria Cristina Duarte Rios Diniz – FEAD, Prof. Dr. Eduardo Trindade Bahia – IETEC, Prof. Dr. Rafael Pinheiro Amantéa- IETEC – Co-orientador , Profa. Dra. Wanyr Romero Ferreira- IETEC – Orientadora

Meu mais sincero agradecimento à Profa. Dra. Wanyr Romero Ferreira e ao Prof. Dr. Rafael Amantéa, pelas aulas que muito contribuíram para a minha formação, mas principalmente pela dedicação e profissionalismo com que orientaram a construção deste trabalho. Aos Professores José Helvécio e George Jamil cujos ensinamentos e posturas éticas são um exemplo a seguir. Aos colegas da turma B do mestrado que contribuíram cada um com seus conhecimentos específicos para que pudesse vencer os enormes desafios impostos pela variada gama de disciplinas e que formaram uma equipe de ajuda mútua não permitindo que o desânimo se abatesse em nenhum momento.