Um modelo baseado em Dinâmica de Sistemas para um projeto de implantação de um sistema de ensino a distância
Com o rápido desenvolvimento das tecnologias da informação e a acirrada concorrência das instituições de ensino a distância, torna-se imperioso, além da elaboração de cursos de qualidade, que os gestores responsáveis tenham uma maior compreensão e controle da implantação destes novos cursos. Este trabalho tem como objetivo elaborar um modelo de dinâmica de sistemas que os auxilie no gerenciamento de projetos para implantação de ensino a distância. A partir da identificação dos elementos fundamentais do modelo que descreve o fluxo de trabalho a ser executado, a produtividade da equipe envolvida na implantação, o custo financeiro, e os impactos causados pela alteração do escopo do projeto e pela complexidade do curso durante sua implementação e com o auxílio do software de modelagem iThink, foi elaborado um modelo que reproduz o funcionamento de um processo de implantação de um curso a distância. Como resultado da simulação de três cenários de alteração de escopo e de dois cenários de aumento de complexidade do curso foram identificados os ganhos e prejuízos que tais alterações causam à implantação do projeto. A partir de uma plataforma Web os gestores terão acesso ao modelo e poderão ajustá-lo às suas necessidades específicas auxiliandoos no processo de tomada de decisão.
Palavras-chave: Dinâmica de sistemas. Ensino a distância. Gestão de projetos. Simulação. Desenvolvimento de novos produtos.
Data: 16/05/2016
Banca avaliadora: Profa. Dra. Maria Cristina Duarte Rios Diniz – FEAD, Prof. Dr. Eduardo Trindade Bahia – IETEC, Prof. Dr. Rafael Pinheiro Amantéa- IETEC – Co-orientador , Profa. Dra. Wanyr Romero Ferreira- IETEC – Orientadora