Técnicas de simulação de sistemas para tomada de decisão no processo de triagem neonatal - Ietec

Técnicas de simulação de sistemas para tomada de decisão no processo de triagem neonatal

Mestre
Wesley Afonso Polesca de Souza

Esse trabalho propõe a aplicação de modelos de simulação computacional para o programa de triagem neonatal. Para possibilitar aos gestores uma visão gerencial do programa foi proposto um modelo de dinâmica de sistema contínuo, e para possibilitar uma visão operacional do fluxo do programa, foi proposto um modelo de simulação por eventos discretos. A validação dos modelos foi realizada por meio dos dados coletados do Núcleo de Ações e Pesquisa de Apoio ao Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG. Os modelos apresentados nesta dissertação fornecem aos gestores dos programas de triagem neonatal uma ferramenta capaz de realizar predições e a condução de experimentos sem a necessidade de interferir na produtividade dos recursos humanos do sistema.

Palavras-chave: Dinâmica de sistema. Eventos discretos. Predições. Modelos de simulação.

Baixar dissertação completa

Data: 27/05/2016

Banca avaliadora: Profa. Dra. Daniela Carvalho Lopes - UFSJ, Prof. Dr. Mauri Fortes, Prof. Dr. Rafael Pinheiro Amentéa - Ietec - Co-orientador, Prof. Dr. José Helvécio Martins - Ietec - Orientador

A todos os professores, em especial, ao Professor José Helvecio e Professor Rafael Pinheiro, pela orientação e paciência durante o desenvolvimento desta dissertação. Aos colegas de mestrado, que durante a realização dos créditos, dividiram as experiências e conhecimentos, sempre com muito ânimo e bom humor.