O impacto das game engines como ferramentas de apoio à tomada de decisão na etapa de acabamentos da construção civil - Ietec

O impacto das game engines como ferramentas de apoio à tomada de decisão na etapa de acabamentos da construção civil

Mestre
Ricardo Gomes Rinaldi

A modalidade de customização de materiais de acabamento e revestimento ofertadas por alguns empreendimentos habitacionais faz com que ocorram atrasos nos cronogramas de obras devido à variabilidade e incerteza em que alguns compradores enfrentam na hora da definição dos materiais. No processo de escolha dos materiais de acabamento e revestimento através de catálogos ilustrados, muitos compradores acabam manifestando dúvidas quanto às combinações dos materiais e seus resultados estéticos.

Os resultados para as escolhas dos materiais são variados e a incerteza de realizar uma escolha acertada fazem com que os compradores necessitem de mais tempo para pesquisar e definir os materiais de acabamento ideal. Esta dissertação tem como objetivo principal analisar os impactos que o uso de Ambiente Virtual Interativo (AVI), elaborado através de um Game Engine (GE), pode gerar no processo de tomada de decisão na fase de escolha dos materiais de acabamento e revestimento de um empreendimento da construção civil. Elaborou-se uma pesquisa comparativa entre o método tradicional de escolha de materiais de acabamento e revestimento utilizando cartelas ilustradas e um novo método proposto com a utilização do AVI.

Utilizando-se de abordagem metodológica pautada em revisão bibliográfica e estudos quantitativos e estatísticos, os dados coletados foram tabulados e tratados para análise e definição dos resultados. Como resultado, identificou-se que o uso do AVI aplicado na fase de definição dos materiais de acabamento e revestimento, além de minimizar as incertezas de se fazer as escolhas certas e minimizar a possibilidade de insatisfação por escolhas erradas, enquadra-se como ferramenta de apoio à tomada de decisão. O AVI possibilita, ainda, dispensar a contratação de profissionais especializados no auxílio para composição de ambientes arquitetônicos, diminuindo os prazos demandados e minimizando atrasos nos cronogramas de obras.

Palavras-chave: Customização em massa. Tomada de decisão. Game Engine. Archviz. Ambiente Virtual Interativo.

Acesse a dissertação. 

Data: 02/08/2017

Banca avaliadora: Pr. Dr. Luiz Cláudio Gomes Maia - FUMEC, Prof. Dr. Rafael Pinheiro Amentéa - Ietec, Prof. Dr. Fernando Hadad Zaidan - Ietec (Orientador)

Agradeço aos meus colegas professores da Faculdade Pitágoras de Betim por me ajudarem com dicas para este trabalho e por participarem de bom grado das pesquisas realizadas nesta Dissertação. Meus sinceros agradecimentos também ao meu Orientador, Prof. Dr. Fernando Hadad Zaidan por ter me ajudado na definição do tema deste trabalho e por ter se mostrado sempre solícito