Modelo de dinâmica de sistemas para simulação da utilização de recursos hídricos em meio urbano - Ietec

Modelo de dinâmica de sistemas para simulação da utilização de recursos hídricos em meio urbano

Mestre
Marco Antônio Pinheiro Costa

Com a contínua escassez de recursos hídricos e crescimento populacional, é necessário que os gestores tenham como objetivo o fornecimento de água de qualidade para a população, bem como a preservação deste recurso.

A recarga de reservatórios de água é um dos processos mais importantes na hidrologia urbana.

No ano de 2015 foi declarado situação crítica de escassez hídrica superficial na porção hidrográfica dos reservatórios do sistema Paraopeba.

Tal situação decorreu em função do período de estiagem vivenciado entre os anos de 2014 e 2015.

Planejadores e gerentes responsáveis por estes processos devem se concentrar em obter uma compreensão dos recursos hídricos disponíveis e impactos que possíveis ações humanas podem causar, a fim de atender às demandas de água atuais e futuras.

Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo elaborar um modelo integrado, utilizando a técnica de Dinâmica de Sistemas, para gestão de recursos hídricos.

Foram avaliados os parâmetros: população total, população atendida pelo sistema de abastecimento de água, pluviometria, vazões nos cursos d’água, demanda per capita da água, captações de água, nível dos reservatórios do sistema, geração e coleta de efluentes líquidos.

Os resultados apontaram para a probabilidade de ocorrência da escassez hídrica de 0,1% em 2015, crescendo não linearmente ao longo dos anos e atingindo 10,9% em 2030.

A capacidade instalada nas estações de tratamento de esgotos foram superiores às vazões de entrada estimadas para os mesmos.

Conclui-se que caso não sejam tomadas medidas mitigadoras o sistema de abastecimento possivelmente entrará em colapso em poucos anos.

O sistema de coleta e tratamento de esgotos por sua vez possui uma situação favorável, não requerendo ações imediatas.

Data: 15/03/2017

Banca avaliadora: Prof. Dr. Estevam Barbosa de Las Casas - UFMG, Profa. Dra. Gisele Tessari Santos - IETEC, Prof. Dr. Eduardo Trindade Bahia - Orientador - IETEC