Modelagem dinâmica de sistemas aplicada à gestão de contratos na cadeia de suprimentos das empresas - Ietec

Modelagem dinâmica de sistemas aplicada à gestão de contratos na cadeia de suprimentos das empresas

Mestre
Francisco Eduardo Ferreira da Cunha

Dentro da atual conjuntura empresarial, direcionada pelo deslocamento das fronteiras tecnológicas e a constante evolução nos modelos de gerenciamento das cadeias de fornecimento, notou-se a necessidade de reavaliar os modelos dinâmicos tradicionais de administração de suprimentos. Para tanto inclui-se ao modelo tradicional o enfoque da abordagem por múltiplos agentes com vistas a incluir aspectos relacionados aos riscos envolvidos no gerenciamento dos contratos estabelecidos com os fornecedores. Nesse sentido este trabalho apresenta um modelo dinâmico para análise de causas e efeitos originados de falhas em contratos de fornecimento nas empresas. O estudo revelou uma melhora de até 66% na taxa de riscos de falhas em contratos, além de ser capaz de identificar que com a diminuição do risco os índices de atendimento as demandas de suprimentos melhora de 94% nos modelos tradicionais para 99,8% no modelo dinâmico. O modelo associa o risco nas entregas dos suprimentos aos riscos envolvidos no Gerenciamento da Cadeia de Fornecimento. Para tanto foi utilizado o conceito de modelagem dinâmica de sistemas com vistas a estabelecer uma conexão quantitativa e qualitativa entre os eventos de gestão de contratos de fornecimento que interferem na cadeia de suprimentos de uma organização industrial.

Palavras-chave: Gestão de suprimentos. Gestão de contratos. Riscos. Gestão de projetos. Dinâmica de sistemas.

Baixar dissertação completa

Data: 02/09/2016

Banca avaliadora: Prof. Dr. Rafael Pinheiro Amantéa – IETEC, Prof. Dr. Eduardo Trindade Bahia – IETEC, Prof. Dr. Mauri Fortes - Orientador, Profa. Dra. Wanyr Romero Ferreira

Agradeço meu Orientador, Professor Doutor Mauri Fortes, por me indicar o caminho do sucesso e me ensinar que O “Pequeno é Bonito” (“Small is Beautifull”). Agradeço ao Professor José Ignácio Vilela Jr., por ter acreditado em mim e ter me iniciado na vida acadêmica. Agradeço a Professora Doutora Wanyr Romero pela ajuda essencial na finalização deste trabalho.