Maturidade em gestão de processos: proposta de modelo e análise da influência sobre a produtividade do trabalho nas empresas - Ietec

Maturidade em gestão de processos: proposta de modelo e análise da influência sobre a produtividade do trabalho nas empresas

Mestre
Vera Regina Coelho

A importância estratégica da produtividade do trabalho para as empresas brasileiras e para o país motiva a realização da presente dissertação de mestrado. Essa abordagem assume especial urgência e relevância ao se observar o que a própria literatura evidencia: estudos no sentido de entender os altos diferenciais de produtividade no nível microeconômico ainda são a “fronteira menos explorada” e se apresentam como a “mais promissora” para revelar as causas fundamentais da baixa produtividade do trabalho no Brasil. Com foco nessa motivação, a influência do grau de maturidade da gestão de processos na produtividade do trabalho da empresa constitui o objeto central do trabalho. Para entender esse relacionamento foram adotados procedimentos metodológicos que envolvem a revisão bibliográfica, o desenvolvimento de um modelo básico de maturidade em gestão de processos, o levantamento por questionário (web survey) visando apurar o nível de maturidade e o percentual de adequação das práticas relacionadas à gestão de processos das empresas do Cadastro Industrial de Minas Gerais, além de análises estatísticas dos resultados e da redação final do presente documento. O estudo evidenciou o forte relacionamento entre processo e produtividade do trabalho e entre gestão de processos e produtividade do trabalho. No nível desagregado, analisando os macroprocessos da organização individualmente, a produtividade do trabalho é indicador que mensura a eficiência do macroprocesso no uso do recurso mão de obra. No nível agregado, analisando o desempenho da organização, a produtividade do trabalho é o indicador que mensura a efetividade da gestão de processos da empresa no uso do recurso mão de obra. A web survey evidenciou que o nível de maturidade em gestão de processos e o percentual de adequação das práticas são baixos na amostra obtida.

Palavras-chave: Produtividade no Brasil. Produtividade do Trabalho. Processo. Gestão de Processos. Maturidade em Gestão de Processos.

Acesse a dissertação. 

Data: 23/02/2019

Banca avaliadora: Prof. Dr. João Luiz Turchetti Lara Rezende - G&E, Prof. Dr. George Leal Jamil - Ietec, Prof. Dr. Bruno Santos Souza Leal - Ietec (Orientador)

Ao meu orientador, Prof. Dr. Bruno Santos Pimentel, por suas sugestões, energia e apoio. À coordenadora do mestrado, Profa. Dra. Wanyr Romero Ferreira, pela sempre presente disponibilidade. Aos Professores George Leal Jamil e José Helvécio Martins cujos ensinamentos e posturas éticas são exemplos a serem seguidos. Aos alunos e ex-alunos que participaram do grupo de pré-teste e às 199 empresas que participaram da pesquisa de campo do presente trabalho. Sem vocês nada do que aqui está apresentado seria possível.