INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: ESTUDOS NA PERSPECTIVA DA GERAÇÃO DOS NATIVOS DIGITAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIO - Ietec

INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: ESTUDOS NA PERSPECTIVA DA GERAÇÃO DOS NATIVOS DIGITAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIO

Mestre
Felipe José de Campos Machado

Ao longo das últimas décadas, a educação está sendo compelida a transformar-se em virtude de mudanças na sociedade, da forma de organização do trabalho e das novas tecnologias. Tais mudanças na educação visam, principalmente, atender as necessidades de uma geração emergente de jovens, os nativos digitais. Essas mudanças ocorreram em grande parte pelo desenvolvimento tecnológico e da tecnologia da informação e comunicação. O presente trabalho se dispôs a identificar, por meio de uma revisão sistemática da literatura, os principais trabalhos relevantes relacionados aos cenários de mudança no processo de inovação na educação e como podem consolidar o processo de aprendizagem em uma instituição de ensino superior. Para responder a essa pergunta foram realizadas duas pesquisas quantitativas, sendo uma com o corpo docente e a outra com o corpo discente de uma instituição de ensino superior, e uma pesquisa qualitativa com os gestores dessa mesma instituição. O tema é de extrema relevância, tendo sido discutida neste trabalho a baixa e lenta capacidade de inovação e desenvolvimento tecnológico nos ambientes acadêmicos brasileiros, não somente no ensino superior, mas também nas demais instituições do ensino. Na perspectiva da geração emergente de nativos digitais é fundamental que as instituições de ensino superior brasileiras assumam o papel de agentes condutores do processo de inovação continuada na educação. É de vital importância a capacitação de todo o corpo docente para uso das novas tecnologias disponíveis, assim como a busca constante de soluções inovadoras para o ensino e aprendizagem.

Data: 26/02/2021

Banca avaliadora: Prof. Dr. Edson Marchetti da Silva; Prof. Dr. José Luis Braga; Prof. Dr. Fernando Hadad Zaidan

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com