IMPLEMENTAÇÃO DA MODELAGEM DA INFORMAÇÃO DA CONSTRUÇÃO (BIM) EM PROJETOS: PESQUISA E PROPOSTA DE MELHORIA NO CONTEXTO DA GOVERNANÇA, RISCO E CONFORMIDADE (GRC) - Ietec

IMPLEMENTAÇÃO DA MODELAGEM DA INFORMAÇÃO DA CONSTRUÇÃO (BIM) EM PROJETOS: PESQUISA E PROPOSTA DE MELHORIA NO CONTEXTO DA GOVERNANÇA, RISCO E CONFORMIDADE (GRC)

Mestre
Emerson Viana de Oliveira

A necessidade do aperfeiçoamento produtivo, que prima pela ética como a base de bons negócios, tem conduzido muitas empresas de engenharia a buscar a inovação e ousadia nas práticas de gestão projetos, planejamento, riscos, governança corporativa e conformidade. Nesse contexto, o objetivo desta dissertação é identificar os ganhos com o desenvolvimento e a implementação de um modelo de compatibilização entre projetos, planejamento e custos na ótica do building information modeling (BIM), em empresas de engenharia, com estruturas de governança, riscos e conformidade (GRC), que priorizam a melhoria nos resultados corporativos. Para tanto, efetuou-se uma revisão sistemática da literatura (RSL), que possibilitou a criação de protocolos de busca, seleção de documentos e sistematização das pesquisas selecionadas. A metodologia design science (DS) foi utilizada nesta pesquisa com a aplicação do método design science research (DSR) por combinar o rigor científico com aplicação prática para gerar resultados reais para as organizações. Em conformidade com os formulários desenvolvidos selecionaram-se sete empresas, de modo a se medir os procedimentos e as políticas adotadas por estas. Assim, foram realizadas algumas perguntas aos entrevistados para possibilitar a compreensão sobre a adoção ou não do GRC em seus processos, bem como para avaliar o grau de maturidade de gestão e, posteriormente, conhecer as melhores práticas dentro da amostra pesquisada. Como resultado, a identificação e eliminação de conflitos e interferências de espaço e tempo durante a construção é apontada como maior benefício. A integração e a comunicação entre todos os envolvidos no projeto também têm seu grau de importância evidenciado e a redução do esforço na visualização e interpretação mental do planejamento é destaque em termos de aplicabilidade dos projetos. Como conclusão, a combinação das dimensões 3D, 4D e 5D do BIM, em empresas de engenharia que adotarem políticas estruturadas de GRC, garante impactos positivos nos resultados dos empreendimentos. Acredita-se que esse estudo possa servir de base para gestores de empresas de engenharia, que se interessem pela inovação e ampliação dos conhecimentos dos benefícios da implementação do BIM, bem como perceber como as políticas de GRC podem ser avaliadas.

Data: 30/12/2019

Banca avaliadora:

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com