Gestão do conhecimento em projetos: um estudo de múltiplos casos em organizações brasileiras
A Gestão do Conhecimento no âmbito das organizações ainda é um desafio. Esse desafio é intensificado quando se trata de organizações que possuem Escritório de Gerenciamento de Projetos. Dentre outros fatores, isso ocorre pela natureza dos projetos que são, por concepção, únicos – exclusivos – e finitos. A partir desse contexto, a presente pesquisa investigou como ocorre a gestão do conhecimento em projetos, tendo como base quatro organizações brasileiras, de diferentes segmentos de negócio, utilizando como metodologia estudo de múltiplos casos, por julgamento não probabilístico. Desenhou-se um modelo conceitual para o levantamento das práticas intra e interprojetos, assim como processos de Gestão do Conhecimento. Os resultados da pesquisa identificaram conhecimentos relevantes a serem gerenciados e fatores influenciadores, além do mapeamento de diversas práticas de Gestão do Conhecimento em Projetos. Como conclusões da pesquisa observou-se como relevante a existência de contextos facilitadores nas organizações que favorecem a realização da Gestão do Conhecimento em Projetos, o que levou a inferir que as melhores práticas de Gestão do Conhecimento variam de acordo com o contexto organizacional.
Palavras-chave: Conhecimento; Gestão do Conhecimento; Projetos; Gestão de Projetos; Escritório de Gerenciamento de Projetos.
Data: 18/04/2017
Banca avaliadora: Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Barbosa – ECI/UFMG, Prof. Dr. José Helvecio Martins - IETEC, Prof. Dr. George Leal Jamil – IETEC - Orientador