Gestão do conhecimento em projetos: um estudo de múltiplos casos em organizações brasileiras - Ietec

Gestão do conhecimento em projetos: um estudo de múltiplos casos em organizações brasileiras

Mestre
Vladimir Alexei Rodrigues Rocha

A Gestão do Conhecimento no âmbito das organizações ainda é um desafio. Esse desafio é intensificado quando se trata de organizações que possuem Escritório de Gerenciamento de Projetos. Dentre outros fatores, isso ocorre pela natureza dos projetos que são, por concepção, únicos – exclusivos – e finitos. A partir desse contexto, a presente pesquisa investigou como ocorre a gestão do conhecimento em projetos, tendo como base quatro organizações brasileiras, de diferentes segmentos de negócio, utilizando como metodologia estudo de múltiplos casos, por julgamento não probabilístico. Desenhou-se um modelo conceitual para o levantamento das práticas intra e interprojetos, assim como processos de Gestão do Conhecimento. Os resultados da pesquisa identificaram conhecimentos relevantes a serem gerenciados e fatores influenciadores, além do mapeamento de diversas práticas de Gestão do Conhecimento em Projetos. Como conclusões da pesquisa observou-se como relevante a existência de contextos facilitadores nas organizações que favorecem a realização da Gestão do Conhecimento em Projetos, o que levou a inferir que as melhores práticas de Gestão do Conhecimento variam de acordo com o contexto organizacional.

Palavras-chave: Conhecimento; Gestão do Conhecimento; Projetos; Gestão de Projetos; Escritório de Gerenciamento de Projetos.

Baixar dissertação completa

Data: 18/04/2017

Banca avaliadora: Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Barbosa – ECI/UFMG, Prof. Dr. José Helvecio Martins - IETEC, Prof. Dr. George Leal Jamil – IETEC - Orientador

A seara acadêmica é repleta de desafios e percorrê-la sozinho seria impossível. Graças ao IETEC tive a oportunidade de ser orientado pelo Professor George Leal Jamil, a quem agradeço com reverência pela paciência, recomendações, alertas e orientações que levarei para a Vida. Seu exemplo de ética e sua bagagem inspiramme nessa caminhada e continuarão permeando meus passos. Ao meu Mestre Professor Dr. Jamil todo apreço e gratidão! Agradeço também aos Professores Mauri Fortes e Wanyr Ferreira pela oportunidade em abrir novos horizontes de pesquisa e docência a um aprendiz sedento por conhecimentos. Agradeço a todos os Professores do IETEC pelo aprendizado, atenção e auxílio nesses dois anos de profícuos estudos. Destaco, também com reverência, por sua grande sabedoria e humildade, o Professor Dr. José Helvécio, a quem admiro por todo aprendizado dentro e fora da sala de aula. Muito obrigado, Mestre!