Gestão da informação e do conhecimento no gerenciamento de projetos: estudo de casos - Ietec

Gestão da informação e do conhecimento no gerenciamento de projetos: estudo de casos

Mestre
Hiero Amaral Bonatti

Os projetos reúnem e geram informação e conhecimento durante todo o ciclo. Com um aumento no número de projetos realizados e com a estruturação das empresas para desenvolvê-los, a gestão da informação e a gestão do conhecimento têm ganhado destaque nas organizações. Implementar efetivamente conceitos, práticas, técnicas e instrumentos de gestão da informação e de gestão do conhecimento no gerenciamento de projetos pode se revelar num importante diferencial competitivo para alcançar o sucesso. O presente trabalho faz uma abordagem qualitativa, com finalidade descritiva, que pretende abordar a utilização da gestão da informação e da gestão do conhecimento no gerenciamento de projetos, num estudo de casos múltiplos em empresas que atuam no setor de mineração. Práticas para gerenciar dados, informação e conhecimento foram identificadas nas empresas, compatíveis com as práticas relatadas na literatura. Os processos de gestão da informação estão mais consolidados em relação aos processos de gestão do conhecimento, que ainda é incipiente. O conhecimento tácito ainda não aparenta ser tão acreditado pelas empresas quanto o explicito. A pesquisa identificou que as empresas dispõem tanto da gestão da informação, como da gestão do conhecimento, para o gerenciamento de seus projetos. No entanto, não as distinguem totalmente, o que demanda uma real compreensão das suas respectivas especificidades para a adoção de melhores práticas. A aplicabilidade da gestão da informação, assim como da gestão do conhecimento no gerenciamento de projetos, tem muito a evoluir nas empresas, para atingirem patamares de excelência.

Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Gestão da informação. Gerenciamento de projeto.

Baixar dissertação completa

Data: 18/01/2017

Banca avaliadora: Prof. Dr. Carlos Roberto Magalhães Pessoa - FUMEC, Prof. Dr. Rafael Pinheiro Amentéa - Ietec , Prof. Dr. George Leal Jamil - Ietec (Orientador)

À Coordenação do Mestrado em Engenharia e Gestão de Projetos e Sistemas do IETEC, pelo suporte científico e orientação nesse processo de construção do conhecimento. Aos professores do Curso do Mestrado Profissional pela competência e seriedade no exercício de suas funções. Aos profissionais das empresas que fiz o estudo de caso, pelo tempo, pela presteza e informações repassadas. A bibliotecária Sirlene, as revisoras Beatriz Leal Jamil, Kelen Lima e Carolina Amaral pela colaboração na elaboração do trabalho. A todos os funcionários da Faculdade Ietec que apoiaram, incentivaram e de alguma forma auxiliaram na condução do estudo.