Fontes Renováveis: análise dinâmica de sistemas aplicada à matriz energética do Brasil - Ietec

Fontes Renováveis: análise dinâmica de sistemas aplicada à matriz energética do Brasil

Mestre
Gilson Aparecido Sampaio

O Brasil possui a matriz energética mais limpa de todo o mundo industrializado com mais de 45% de toda a produção energética oriunda de fontes renováveis. Entretanto, no final de 2014 e início de 2015 o país investiu na ativação de usinas termoelétricas movidas a carvão, óleo e gás para suprir suas necessidades energéticas. Estes combustíveis, principalmente o carvão, provocam alterações graves ao nível dos solos, da atmosfera e dos recursos hídricos, principalmente devidas a emissões de dióxido de enxofre que provocam chuvas ácidas e a acidificação dos solos. Este cenário aponta para a necessidade de se identificar fontes de energia que representem uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

O presente trabalho simula o comportamento da geração e da demanda de energias renováveis no Brasil no período entre 2000 e 2030. Um modelo de dinâmica de sistemas foi construído para se analisar a matriz energética e compreender a interdependência das fontes geradoras de energia.

Os resultados obtidos na simulação para a capacidade de geração no período de 2000 a 2015 foram comparados com dados de fonte oficial. A diferença foi menor que 1%. Os resultados do período de 2016 a 2030 foram obtidos segundo a provisão de investimentos na geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis. Obteve-se uma previsão de geração de 1.555.376 GW para 2030. O modelo permite acrescentar variáveis como por exemplo incentivos políticos e crises hídricas. Os resultados obtidos pelo modelo apresentaram uma tendência de crescimento da demanda (consumo) de energia elétrica no Brasil, resultado do crescimento sustentado do PIB e do crescimento demográfico e um pequeno crescimento da capacidade de geração de energia elétrica ano a ano devido à provisão de investimentos na geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis.

Palavras-chave: Fontes Renováveis. Dinâmica de sistemas. Matriz energética. Geração de energia elétrica.

Baixar dissertação completa

Data: 26/08/2016

Banca avaliadora: Profa. Dra. Daniela Maria Rocco Carneiro - UEMG, Prof. Dra. Eduardo Trindade Bahia - Ietec, Profa. Dra. Wanyr Romero Ferreira - Ietec (Orientadora)

A todos os mestres e amigos de verdade, que me ensinaram, incentivaram e ajudaram, direta ou indiretamente, contribuindo assim, para que eu pudesse crescer.