ESTUDO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA GERAR COMPETÊNCIAS NO CENÁRIO DA INDÚSTRIA 4.0: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO - Ietec

ESTUDO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA GERAR COMPETÊNCIAS NO CENÁRIO DA INDÚSTRIA 4.0: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Mestre
Andreia Regina Magella

Atualmente, novas competências têm sido exigidas aos profissionais, sociedade e organizações, os quais estão submersos em um cenário inédito de grandes transformações tecnológicas, alta competitividade, globalização e de mercados interconectados mundialmente. Nesse cenário se encontra a Indústria 4.0, que, além de exigir essas mudanças, apresenta o grande desafio da adaptação de seus profissionais, os quais, além de capacidade técnica e conhecimentos formais, devem buscar novas competências comportamentais que permitam com que lidem com todas as mudanças causadas por esse novo cenário. Diante desse contexto será necessário que os cursos de pós-graduação, foco deste trabalho, onde os profissionais-alunos buscam se atualizar, ofereçam não apenas o conhecimento formal, mas busquem prepará-los quanto às novas competências. Nesse âmbito estão as metodologias ativas de ensino, que trazem para dentro da sala de aula uma nova proposta, em que o aluno é protagonista do seu próprio aprendizado. Este estudo propõe um framework que apresenta quais são essas novas competências comportamentais e como o uso de metodologias ativas de ensino contribuem para o desenvolvimento nos profissionais-alunos. Para isso, utilizou-se a metodologia Design Science, que tem um alto rigor científico na produção de constructo, e o método aplicado foi Design Science Research, por meio do ciclo regulador e da estrutura aninhada de Wieringa. Esta pesquisa foi realizada junto aos stakeholders principais – ex-alunos e coordenadores de pós-graduação –, de modo a averiguar a visão destes sobre o assunto estudado, trazendo mais informação para a pesquisa. Pôde-se concluir que as metodologias ativas de ensino são um método eficaz no desenvolvimento das novas competências profissionais, visto que os alunos passam a ser agentes ativos no processo de aprendizagem, sentindo-se mais motivados a interagir e compartilhar suas experiências, tanto na sala de aula quanto no ambiente de trabalho.

Data: 18/05/2019

Banca avaliadora:

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com