Dinâmica de sistemas aplicada à gestão estratégica de hospitais
Este trabalho teve como objetivo desenvolver um modelo de dinâmica de sistemas visando à eficiência da gestão operacional e estratégica de unidades hospitalares. Inicialmente, com base em um modelo de mercado disponível, a técnica aplicada foi estendida até ao ponto de mostrar as atuais condições de gestão, realçando a relevância da aplicação de simulações e validações ao modelo aplicado. O modelo foi desenvolvido com base em quatro perspectivas estratégicas do Balanced Scorecard (BSC) (financeira, processos internos, mercado e pessoas) dados estes baseados em Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Resultado do Exercício (D.R.E.). A validação foi baseada no Hospital Alfa (D.R.E. de 2012), publicado por um jornal oficial do Governo do Estado de Minas Gerais. Os dados do D.R.E foram usados como comparativo para validar o modelo em t0. Os resultados das simulações mostraram um aumento efetivo do indicador econômico EBITDA, em comparação com os dados do modelo disponível anteriormente. Assim, espera-se que o modelo e simulação de software proposto se torne uma ferramenta produtiva para ajudar os gestores em processos de tomada de decisão estratégica em hospitais.
Palavras-chave: Dinâmica de sistema. Simulação discreta. Gestão hospitalar. Decisões estratégicas. Modelos de simulação.
Data: 26/08/2016
Banca avaliadora: Prof. Dr. João Fernando Marchry Sarubbi - CEFET MG, Profa. Dra. Gisele Tessari Santos - Ietec, Prof. Dr. Mauri Fortes