Design for Reliability: um modelo para integrar a confiabilidade ao processo de desenvolvimento de produtos - Ietec

Design for Reliability: um modelo para integrar a confiabilidade ao processo de desenvolvimento de produtos

Mestre
Rogério Ferreira Rezende

O objetivo desta pesquisa é desenvolver e propor um modelo para integrar o processo de Design for Reliability (DFR) às etapas de desenvolvimento de produtos, de forma que o mesmo possa ser aplicado de acordo com os critérios e parâmetros técnicos de desenvolvimento de produtos definidos pelas organizações. Os desafios recentes enfrentados pelas empresas como a complexidade cada vez maior dos produtos e a necessidade de redução de tempo e custos no desenvolvimento, têm levado as mesmas a buscarem novos métodos e melhorias de processos. A melhoria da confiabilidade dos produtos é considerada um requisito para a sobrevivência do negócio e um diferencial competitivo. Neste contexto, o DFR funciona como um guia para o desenvolvimento de produtos, por meio da aplicação de conceitos, ferramentas e atividades voltadas à confiabilidade. A aplicação do processo de DFR possibilita a análise e atuação antecipada sobre possíveis problemas que podem impactar a confiabilidade do produto final.

Desenvolveu-se esta pesquisa, com a aplicação da metodologia Design Science (DS) e do método prescritivo Design Science Research (DSR) que propõe a geração de conhecimento no processo de concepção de artefatos, neste caso, o modelo do processo de DFR. Além da revisão de literatura, esta pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa por meio da imersão deste pesquisador em uma empresa do setor automotivo, durante o desenvolvimento de um projeto de implantação do DFR.

Como resultado, sob o ponto de vista teórico, apresentou-se as etapas de desenvolvimento de produtos, o processo, as fases e as ferramentas de DFR. Além disso, destacou-se a importância da integração dos conceitos e ferramentas de confiabilidade no desenvolvimento de produtos. Na abordagem prática, apresentou-se o modelo do processo de DFR, detalhado e representado em uma Notação de Modelagem de Processos de Negócios (BPMN), integrado às etapas de desenvolvimento de produtos e à estrutura de gerenciamento de projetos. Ao final da pesquisa, validou-se o modelo junto à representantes da empresa pesquisada.

Palavras-chave: Confiabilidade para projeto. Desenvolvimento de produto. Engenharia de confiabilidade. Ferramentas de confiabilidade. Ciência do projeto.

Baixar dissertação completa

Data: 19/08/2017

Banca avaliadora: Prof. Dr. Nelson Ferreira Filho - Faculdade Kennedy, Prof. Dr. Bruno Santos Pimental - Ietec, Prof. Dr. Fernando Hadad Zaidan - Ietec (Orientador)

Ao meu orientador Prof. Fernando Hadad Zaidan, pela dedicação, paciência e ensinamentos. Aos professores, demais funcionários da Faculdade IETEC e colegas da turma de mestrado pelo aprendizado, pela troca de experiências e ótima convivência.