Desenvolvimento de uma ferramenta computacional para dimensionamento de trocadores de calor com ênfase no tipo casco e tubos - Ietec

Desenvolvimento de uma ferramenta computacional para dimensionamento de trocadores de calor com ênfase no tipo casco e tubos

Mestre
Ricardo Botelho Campos

O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta computacional para dimensionamento de trocadores de calor do tipo casco e tubos usando o Visual Studio, que foi denominada de TroXCalor. Ela facilita o dimensionamento de trocadores de calor e viabiliza o estudo desses dispositivos, haja vista que uma licença de um programa computacional com essa funcionalidade possui alto valor comercial e não é de domínio público. O intuito deste trabalho é construir uma ferramenta de código aberto (open source). O objetivo principal neste trabalho foi desenvolver um programa computacional eficiente e de fácil utilização, por meio de interfaces com o usuário e, ao mesmo tempo, que pudesse fornecer resultados precisos. O programa foi testado e validado por meio de comparações dos resultados obtidos usando o TroXCalor com dados encontrados na literatura. O TroXCalor possui uma interface fácil de usar, em que o usuário insere os dados necessários e o programa gera uma página de dados com as características do trocador de calor que está sendo projetado.

Durante o dimensionamento, o usuário pode optar por fazer uma análise energética no equipamento que está sendo projetado, produzindo gráficos e comparando os dados com outros de referência. Este procedimento é útil para otimizar o processo e reduzir erros no dimensionamento. Quando necessário, o usuário pode usar as ferramentas de ajuda disponíveis para interagir com o programa e compreender a lógica de processamento dos dados. Portanto, o desenvolvimento dessa ferramenta computacional se justifica, devido ao alto custo das licenças de programas comerciais similares, além de ser de código aberto. Entretanto, como se trata de um trabalho pioneiro, ainda se encontra em fase de desenvolvimento e atualizações.

Palavras-chave: Trocador de calor. Casco e tubo. Dimensionamento. Open source.

Baixar dissertação completa

Data: 28/04/2017

Banca avaliadora: Prof. Dr. Alan Kardek Rêgo Segunda - UFOP, Profa. Dra. Wanyr Romero Ferreira - Ietec, Prof. Dr. José Helvécio Martins (Orientador)

Agradeço ao meu orientador, José Helvécio Martins, pelo extremo apoio, pela calma em me ensinar, e por não me deixar desistir diante das dificuldades.