Avaliação econômica do programa de manutenção de aeronaves comerciais por meio de escalonamento dos intervalos de inspeções - Ietec

Avaliação econômica do programa de manutenção de aeronaves comerciais por meio de escalonamento dos intervalos de inspeções

Mestre
Jonas Vieira de Andrade Júnior

O custo do ciclo de vida é o somatório de todos os custos recorrentes e não recorrentes aplicáveis a um produto, bem, serviço, estrutura ou sistema, durante toda
a sua vida útil ou por um período definido de tempo.

Os custos de operação das aeronaves comerciais envolvem os custos diretos e indiretos para operação.

Os custos diretos são os relacionados com a tripulação, combustível, óleo, depreciação, locação (leasing), seguro e manutenção. Os custos indiretos são compostos das taxas de operação, serviços de cabine, emissão de passagens e administração.

Os custos de manutenção, que representam cerca de 12,8% do custo do ciclo de vida de uma aeronave, estão diretamente relacionados a atrasos e cancelamentos de operação das aeronaves, à otimização do programa de manutenção e modificações das aeronaves, por meio dos boletins de serviço.

A maioria das decisões para as modificações e otimização do programa de manutenção são tomadas apenas para cumprir os requisitos de aeronavegabilidade ou operacionais.

Este cenário pode ser melhorado se a quantificação do investimento e a economia obtida com as modificações realizadas nas aeronaves forem melhoradas, junto com a otimização do programa de manutenção.

Neste contexto, uma metodologia foi adaptada para as características operacionais brasileiras, com base na estatística, para otimizar as tarefas do programa de manutenção e analisar os custos de manutenção de aeronaves por meio do escalonamento das tarefas.

Os resultados obtidos permitem concluir que existe um potencial significativo para aumento da oportunidade de receita, com a otimização do programa de manutenção das aeronaves por meio de escalonamento das inspeções.

Baixar dissertação completa

Data: 11/08/2017

Banca avaliadora: Prof. Dr. Alan Kardek Rêgo Segundo - UFOP, Profa. Dra. Wanyr Romero Ferreira - IETEC, Prof. Dr. José Helvécio Martins

Ao Prof. José Helvécio e a Profa. Wanyr Romero pela ajuda, orientação e suporte neste projeto. A todos os professores do IETEC, pelo apoio e dedicação durante as aulas. Ao Centro Universitário UNA, pela ajuda financeira, sem a qual não seria possível a realização deste projeto. A todas as pessoas e entes queridos que, diretamente ou indiretamente, colaboraram para o sucesso deste projeto.