Avaliação do impacto de implantação de políticas e processos de desenvolvimento de software com foco na melhoria de qualidade: Uma abordagem utilizando modelagem dinâmica de sistemas, simulação por eventos discretos e Seis Sigma - Ietec

Avaliação do impacto de implantação de políticas e processos de desenvolvimento de software com foco na melhoria de qualidade: Uma abordagem utilizando modelagem dinâmica de sistemas, simulação por eventos discretos e Seis Sigma

Mestre
Rodrigo Almeida de Oliveira

Esse trabalho propõe a aplicação de modelos de simulação computacional para a avaliação da melhoria da qualidade de software por meio de implantação de políticas e práticas de processos de desenvolvimento de software e realizando a medição da evolução da qualidade por meio da metodologia Seis Sigma. Com o intuito de fornecer aos tomadores de decisão de melhoria de processos foi proposto um modelo de simulação por dinâmica de sistemas. Para uma análise operacional do processo visando possibilitar um olhar detalhado da execução do processo, foi proposto um modelo de simulação por eventos discretos. A validação dos modelos foi realizada por meio dos dados coletados de vários projetos desenvolvidos em uma empresa de tecnologia da informação sediada em Belo Horizonte – MG. Os modelos elaborados e aqui apresentados nesta dissertação fornecem aos tomadores de decisão de melhoria de processos um arcabouço ferramental capaz de realizar predições, previsões, análise de cenários no modelo “what if”. Como resultado deste trabalho temos um modelo de simulação por dinâmica de sistemas e por simulação por eventos discretos capaz de realizar a avaliação da qualidade de software em Nível Sigma. Também é apresentado a comparação e análise de dados reais de projetos de desenvolvimento de software com os dados de simulação dos modelos apresentados. Foram feitas mudanças no processo de desenvolvimento onde as referências para as mudanças foram retiradas dos modelos de simulação aqui apresentados. Os ganhos com a nova versão do processo superam em mais de 50% o aumento, em Nível Sigma, da qualidade do software desenvolvido e redução em mais de 55% do tempo de desenvolvimento do projeto.

Palavras-chave: Dinâmica de sistemas, eventos discretos, predições, modelos de simulação, qualidade de software, Seis Sigma.

Baixar dissertação completa

Data: 24/02/2017

Banca avaliadora: Prof. Dr. Rodrigo Baroni Carvalho - PUC MG, Prof. Dr. Rafael Pinheiro Amentéa - Ietec , Prof. Dr. George Leal Jamil - Ietec (Orientador)

Agradeço também aos professores do IETEC-MG, em especial ao prof. Jamil pelo tempo dedicado, conhecimentos compartilhados e direcionamento objetivo durante a orientação. Agradeço aos professores Rafael Pinheiro, Bruno Pimentel e Fernando Zaidan pelo apoio e incentivo para a realização deste trabalho.