Avaliação do emprego de pozolanas como materiais alternativos ao clínquer na produção de cimento Portland - Ietec

Avaliação do emprego de pozolanas como materiais alternativos ao clínquer na produção de cimento Portland

Mestre
Sulenira Maria Ferreira de Sousa

A utilização de resíduos industriais na fabricação de cimento proporciona benefícios ao meio-ambiente, pois minimiza o descarte desses resíduos e gera uma diminuição significativa no consumo de recursos naturais primários e não renováveis, como é o caso dos minérios de calcário e argila. A substituição parcial do clínquer, matériaprima do cimento, por materiais alternativos reduz o consumo energético e as emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Entre estes materiais, destacam-se as adições minerais com características pozolânicas, como a argila calcinada, a escória granulada de alto-forno e as cinzas de volantes. Diante de tantos benefícios, foram estudados dois tipos de pozolanas para substituição ao clínquer, a argila calcinada e a escória granulada de alto-forno, em termos de composição química, mineralógica, granulométrica e a influência de cada pozolana na qualidade e na produtividade em uma indústria de cimento Portland.

Esse trabalho baseou-se na caracterização química da argila calcinada e da escória de alto-forno, com o objetivo de elucidar os benefícios de cada material pozolânico com base em suas características composicionais e na análise granulométrica. Em seguida, avaliou-se a influência de cada material pozolânico na qualidade do cimento por meio de análises químicas e de resistência à compressão e, por fim, foi realizada uma análise da produtividade de cimento com ambos os materiais pozolânicos em sua composição.

Foram observados grandes benefícios com a adição das pozolanas, principalmente no que se refere à qualidade do cimento, como o aumento de resistência à compressão ao cimento, principalmente com a argila calcinada e o aumento de produção com a escória de alto-forno, reflexo da melhor estabilidade do processo com sua utilização.

Palavras-chave: Adições minerais. Argila calcinada. Cimento Portland. Escória de alto-forno. Sustentabilidade.

Baixar dissertação completa

Data: 30/08/2017

Banca avaliadora: Profa. Dra. Andréa Bicalho Henriques - UFMG, Profa. Dra. Wanyr Romero Ferreir - Ietec, Profa. Dr. Aline Pereira Leite Nunes - Ietec (Orientadora)

À minha orientadora, Prof.ª Aline Pereira Leite Nunes, pelos conhecimentos repassados.