Avaliação da maturidade do gerenciamento de processos industriais: proposta de um modelo - Ietec

Avaliação da maturidade do gerenciamento de processos industriais: proposta de um modelo

Mestre
Paulo César Santana Luizi

O avanço das tecnologias e a grande velocidade das informações representam uma oportunidade para realizar um importante progresso na gestão dos processos industriais. Apesar de vários modelos de maturidade estarem em constante desenvolvimento, ainda é um desafio estabelecer uma forma simples e direta para diagnosticar de forma assertiva a gestão de um processo. O objetivo deste trabalho é propor um Modelo de Maturidade simples, fácil de aplicar e que forneça resultados confiáveis e consistentes da relação da maturidade do gerenciamento dos processos e seus respectivos resultados em Processos industriais. Foi proposto um Modelo de Maturidade no Gerenciamento de Processos Industriais a partir de temas já desenvolvidos na literatura (Modelos de Excelência em Gestão, Modelo de Maturidade em Gestão de Processos), e a partir da experiência de profissionais e consultores da área de Gestão de Processos.

O modelo proposto foi aplicado em onze processos industriais por meio de entrevistas com os principais gestores ou responsáveis pelos processos. Os resultados demonstram que o modelo proposto de maturidade no gerenciamento dos processos teve uma relação com os resultados dos processos (R²=0,8062) conforme análises iniciais apresentadas neste trabalho. Desta forma, o modelo apresentado mostrou uma consistência entre a maturidade e os resultados, demonstrando a importância da dedicação de esforços no aumento da maturidade do gerenciamento dos processos por meio da gestão das pessoas, uma estrutura de processos bem definida, tecnologia e práticas de gestão. Verificase melhor oportunidade na aplicação deste modelo em um número maior de processos, para confirmar a consistência dos resultados na relação de causa e efeito entre a maturidade dos processos e os resultados dos mesmos. Trabalhos semelhantes de desenvolvimento de modelos de maturidade para a avaliação de processos relacionados à prestação de serviços, também é uma oportunidade a ser considerada. Outra abordagem sugerida é avaliar, além da maturidade individual dos processos de uma organização, o desenvolvimento de toda a empresa, considerando a total interconexão entre os processos, de modo a avaliar se os ganhos dos desempenhos individuais são aproveitados pela organização.

Palavras-chave: Processos. Modelo de Maturidade. Gestão de Processos. Modelo de Maturidade em Gestão de Processos. Modelos de excelência em gestão.

Acesse a dissertação.  

Data: 13/01/2017

Banca avaliadora: Prof. Dr. Darci Prado – Unicamp/SP , Prof. Dr. Bruno Pimentel – IETEC , Prof. Dr. George Leal Jamil– Orientador

Aos colegas do IETEC e FALCONI que disponibilizaram seus respectivos tempos para ricos momentos de reflexões sobre a gestão de processos.