Aplicação do Lean Manufacturing: estudo de múltiplos casos em indústrias de Minas Gerais - Ietec

Aplicação do Lean Manufacturing: estudo de múltiplos casos em indústrias de Minas Gerais

Mestre
Daniela Dias Santana

A indústria tem vivenciado um mercado altamente competitivo. Diante de tantos desafios, muitas organizações têm aderido ao modelo de produção de Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta), que foi criado pela Toyota após a Segunda Guerra Mundial, quando as empresas japonesas estavam passando por dificuldades e, aos poucos, foi sendo reconhecido por todo o mundo. Lean Manufacturing é uma cultura de gerenciamento de produção, pois muda a forma de pensar e agir durante o processo, e possui princípios e ferramentas específicos. O modelo, apesar de simples, é um desafio a ser implantado nas empresas. Nesse trabalho, por meio de uma abordagem qualitativa, apresentam-se três casos de indústrias de portes e tipologias de produção diversas que implantaram projetos pilotos do Lean Manufacturing.

Para isso, o documento começa com uma revisão bibliográfica, que fornece uma breve definição do modelo, os princípios que o suportam, algumas das ferramentas utilizadas e as implicações que um projeto do tipo pode ter em uma indústria. Por meio da metodologia pesquisa-ação, foi possível investigar o tema em intervenções diretas na aplicação do Lean Manufacturing. As literaturas apresentadas, juntamente com os estudos de caso e o modelo de avaliação elaborado, trazem como contribuição científica um olhar atento aos desafios e fatores de sucesso encontrados no processo de implantação.

Palavras-chave: Lean Manufacturing. Indústria. Redução de Desperdício. Produtividade. Manufatura Enxuta.

Data: 17/05/2017

Banca avaliadora: Dr. Luiz Tuerchetti Lara Rezende - G&E, Prof. Dr. Fernando Hadad Zaidan - Ietec, Prof. Dr Bruno Santos Pimentel - Ietec (Orientador)

A todos os professores, em especial, aos Professores Dr. Bruno Pimentel meu orientador e Professor Fernando Zaidan pela orientação metodológica, pela paciência durante o desenvolvimento desta dissertação. Aos colegas de mestrado, que durante a realização dos créditos, dividiram as experiências e conhecimentos, sempre com muito ânimo e bom humor.