APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS PARA AVALIAÇÃO DE PROCESSOS FINALÍSTICOS DE EMPRESAS DE MESMO SEGMENTO - Ietec

APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS PARA AVALIAÇÃO DE PROCESSOS FINALÍSTICOS DE EMPRESAS DE MESMO SEGMENTO

Mestre
Edivaldo Lana Macedo

Nos últimos trinta anos, inúmeras metodologias e ferramentas de gestão foram desenvolvidas e aplicadas em diversas empresas, visando a resultados, seja minimizando desperdícios, reduzindo custos, aumentando sua produtividade e consequentemente seus lucros. Todos estes resultados são consequência da eficiência com que estas empresas atuam. No entanto, uma das maiores dificuldades destes modelos é definir e mensurar indicadores que consigam vincular seus resultados a medidas de eficiência. A Análise por Envoltória de Dados, oriunda da Pesquisa Operacional, é uma metodologia de suma importância para o atual contexto competitivo que as empresas estão vivenciando, pois, tal técnica auxilia nas tomadas de decisões, baseando-se no sistema gerencial, visando a alcançar a eficiência. Apesar de sua grande utilidade, esta metodologia só é aplicada, atualmente, considerando a unidade fabril como um todo, isto é, somente é possível avaliar as empresas em relação aos seus resultados globais referentes ao consumo de seus insumos ou à fabricação de seus produtos. Neste trabalho, propõe-se uma forma de avaliar cada um dos processos como uma unidade fabril, o que permite maior detalhamento dos resultados e priorização de pontos de melhoria. Depois da avaliação global das unidades fabris, foi realizada a avaliação dos processos destas unidades. Os resultados, valores-alvos para entradas e saídas, obtidos nas duas avaliações, foram aplicados para a composição dos indicadores de desempenho destas empresas. Finalmente, foram comparados os resultados dos indicadores utilizando os valores-alvos dos processos com os indicadores utilizando os valoresalvos da avaliação global das empresas. A partir desta avaliação foi realizada a validação dos dois métodos. Foram utilizados dados de nove empresas do setor calçadista de Nova Serrana, Minas Gerais. A escolha destas empresas baseou-se na intenção de levar este conhecimento para micro e pequenas empresas, que representam mais de 90% das empresas no Brasil e, na maioria das vezes, elas não possuem acesso às metodologias mais estruturadas de gestão.

Data: 30/11/2017

Banca avaliadora:

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com