Analise econômica da micro e minigeração de energia elétrica distribuída utilizando dinâmica de sistemas - Ietec

Analise econômica da micro e minigeração de energia elétrica distribuída utilizando dinâmica de sistemas

Mestre
Francisco Anisio Vidal Baggio

Este trabalho teve como objetivo a avaliação da viabilidade econômica da implantação de micro e minigeração distribuída de energia elétrica a partir de painéis fotovoltaicos e sistemas de cogeração a gás natural em diferentes cenários. Foram apresentados os aspectos financeiros que influenciam na tomada de decisão do investidor como, por exemplo, os investimentos iniciais, custo evitado e despesas futuras. Para a análise da viabilidade foi utilizada técnica de dinâmica de sistemas com o software VENSIM.

A modelagem com discriminação detalhada das variáveis que compõem o sistema, junto com a análise de Monte Carlo possibilitou avaliação do comportamento dos resultados de VPL, TIR e Payback perante alterações das principais variáveis. Devido à alta sensibilidade ao preço da tarifa de energia elétrica, capacidade de produção e custo do combustível é necessário estudo rigoroso das condições de demanda requeridas para propiciar a escolha correta do sistema a ser instalado.

Os resultados obtidos foram satisfatórios para alguns cenários, apresentando melhores resultados na geração fotovoltaica de 100kWp e na cogeração 30kW para consumidores alimentados pela concessionária em baixa tensão. Foi detectado maior sensibilidade ao custo evitado da energia elétrica (preço praticado pela concessionária), reajuste de tarifa de energia elétrica, e especificamente para a cogeração o preço do combustível, confirmando a necessidade de medidas de incentivos por parte do governo para assegurar a expansão desse segmento.

Baixar dissertação completa

Data: 18/08/2018

Banca avaliadora: Prof. Dr. Jersone Tasso Moreira Silva - Fumec, Profa. Dra. Wanyr Romero Ferreira - Ietec, Prof. Dr. Eduardo Trindade Bahia (Orientador) - Ietec

Ao meu orientador Eduardo Bahia e a coordenadora do curso Wanyr Romero agradecimentos especiais pela paciência na orientação, dedicação e empenho para a melhoria da qualidade deste trabalho. A todos os professores do curso, os quais foram importantes na minha vida acadêmica е no desenvolvimento desta dissertação. Ao IETEC pelo excelente ambiente oferecido aos seus alunos e os profissionais qualificados que disponibilizou para nos ensinar, trabalhando incansavelmente para que nós, alunos, possamos contar com um ensino de extrema qualidade. Á minha esposa Alessandra pelo carinho, compreensão, apoio. Esposa companheira e exemplar que sempre me motivou em relação ao desenvolvimento, compreendendo a minha ausência em vários fins de semana durante o curso. Á minha mãe, Vera, pelo exemplo de honestidade e dedicação, uma lutadora que abriu mão de muitas coisas para lutar para o melhor dos seus filhos, e não mediu esforços para que eu pudesse levar meus estudos adiante.