Análise e simulação do processo de S&OP integrado à gestão financeira de uma indústria: uma abordagem de dinâmica de sistemas - Ietec

Análise e simulação do processo de S&OP integrado à gestão financeira de uma indústria: uma abordagem de dinâmica de sistemas

Mestre
Nayara Teixeira dos Santos

O S&OP (Sales and Operations Planning), do inglês, planejamento de vendas e operações, tem como propósito balancear oferta e demanda contribuindo, assim, para
a competitividade da organização.

O S&OP é um processo complexo e que apresenta comportamento dinâmico devido às flutuações e incertezas de seus processos internos. Assim, a utilização de modelos de simulação dinâmicos durante o S&OP visa fornecer uma visão holística das variáveis e restrições do processo auxiliando, assim, os gestores na tomada de decisão.

Neste trabalho, o objetivo foi modelar e simular o processo de S&OP integrado ao setor financeiro em uma indústria de transformação de cal por meio da técnica de dinâmica de sistemas a fim de melhor compreender os fatores que mais influenciam no desempenho organizacional da indústria analisada.

Inicialmente, o modelo foi validado utilizando-se dados históricos. Posteriormente, modelaram-se e simularam-se o cenário base considerando a atual estrutura da
empresa, e mais vinte cenários a fim de verificar o comportamento do sistema diante da variação da previsão de vendas, cobertura de estoque de matéria-prima e plano de estoque de produto acabado.

Os cenários simulados foram divididos em micro e macro ambiente. Nos cenários do microambiente, levou-se em consideração somente a perspectiva interna da empresa.

Já nos cenários do macro ambiente, fundamentou-se na projeção do consumo da cal em função do PIB do país, fornecida no plano duodecenal sobre o perfil da cal, a fim de gerar a variação da previsão de vendas, além da variação dos outros dois fatores citados.

A simulação do modelo e cenários propostos contribuiu de maneira significativa para análise do equilíbrio entre oferta e demanda, planejamento econômico-financeiro e análise da necessidade de investimento em infraestrutura e estoque da indústria estudada.

Os resultados propiciaram contribuições significativas especialmente para o setor da indústria pesquisada, posto que a indústria de transformação enfrenta dificuldades na obtenção de suprimento devido às flutuações do preço de aquisição da cal no período da entressafra e, consequentemente, a oscilação dos seus custos de produção.

Baixar dissertação completa

Data: 29/09/2017

Banca avaliadora: Prof. Dr. Lélis Pedr de Andrade - IFMG, Prof. Dr. Mauri Fortes - IETEC, Prof. Dr. Rafael Pinheiro Amantéa - IETEC, Profa. Dra. Gisele Tessari Santos Orientadora - IETEC

Com lágrimas, dedico à minha mãe Maria Lúcia dos Santos que durante esse percurso (04/01/2016) cumpriu sua missão e foi “chamada” ao plano espiritual. Há algum tempo atrás ouvi em uma aula de filosofia que “Eu te Amo” significa “Você jamais morrerá”. Essa tradução nunca foi tão verdadeira como o que tenho vivido. Minha mãe, EU TE AMO (Você jamais morrerá)! Dedico também ao meu pai Edison Teixeira dos Santos que mediante tamanha dor e vendo-me em lágrimas suportou sua dor e me consolou e deu forças necessárias para continuar minha missão e principalmente o Mestrado.