Análise e modelagem do processo de criocongelamento de sementes de feijão-fava
No Brasil, o feijão-fava é beneficiado em todos os estados e seu potencial genético original deve ser preservado para dar lugar ao desenvolvimento de novas variedades a partir do estudo da engenharia genética.
A crioconservação é uma tecnologia moderna que visa preservar as espécies a baixas temperaturas. Considera que em temperaturas abaixo de -130ºC, as atividades biológicas são mínimas considerandose quase cessadas.
As sementes de feijão-fava têm sua máxima qualidade fisiológica com teores de água entre 47% e 50% em base úmida. Entretanto, pouco se compreende a respeito do motivo pelo qual algumas espécies de sementes conseguem sobreviver à retirada significativa do seu teor de água.
No entanto, existem outras que acabam perdendo a sua viabilidade quando são desidratadas. Autores descrevem que a percentagem de teor de água das sementes causa interferência no método de crioconservação e a quantidade de água da semente é, possivelmente, a condição mais crítica dentro da crioconservação, já que se este teor de água for extremamente alto, ocorre a morte da semente ao longo da cinética de congelamento e/ou descongelamento.
Então, deve ser observado um limite máximo de teor de água nas sementes no método de congelamento High Moisture Freezing Limit (HMFL) ou Teor de Água Limite para a Criopreservação (TALC), pois a viabilidade da semente pode ser diminuída para teores de água acima desses valores. Portanto, este trabalho estudou a cinética de congelamento e seus modelos para a semente de feijão-fava com diferentes teores de água (10% a 50% em base úmida) com a finalidade crioconservação em banco de germoplasma criogênico a -150ºC.
Conclui-se que essa semente de feijão-fava pode ser crioconservada a temperatura de -150ºC com um teor de água de 10% para que sua qualidade fisiológica não seja alterada.
Palavras-chave: Crioconservação. Modelos Matemáticos. Criogenia. Feijão fava. Teores de água.
Data: 28/09/2017
Banca avaliadora: Prof. Dr. João Fernando Machry Sarubbi, Prof. Dr. Rafael Pinheiro Amantéa, Prof. Dr. Mario E. R. M. Cavalcanti-Mata - Orientador - Ietec, Prof. Dr. Mauri Fortes - Coorientador - Ietec