Análise do potencial de geração de energia elétrica a partir de turbinas eólicas na Região Metropolitana de Belo horizonte, Minas Gerais - Ietec

Análise do potencial de geração de energia elétrica a partir de turbinas eólicas na Região Metropolitana de Belo horizonte, Minas Gerais

Mestre
José Ronaldo Tavares Santos

Existem vários tipos de energia alternativa que podem ser utilizados para geração de energia elétrica. Todavia, não existe processo de conversão de energia sem causar impacto ambiental. Em vista disto, a energia eólica foi o foco principal deste trabalho, uma vez que ela é uma excelente fonte renovável para produção de energia elétrica, com baixo impacto ambiental, e seus custos de instalação e de manutenção têm apresentado tendência de diminuição a cada ano. O objetivo principal nesta pesquisa foi demonstrar, por meio da modelagem dinâmica de sistemas, a possibilidade de geração de energia elétrica de forma sustentável, preferencialmente renovável, em pequenos empreendimentos com baixo consumo energético.

Nesta pesquisa, apresenta-se uma proposta de modelagem dinâmica de um sistema de geração de energia elétrica, utilizando a ferramenta computacional Vensim-PLE Versão 6.3 para a análise do potencial de aproveitamento da energia eólica para geração de energia elétrica em pequenos empreendimentos localizados na região metropolitana de Belo Horizonte, MG. Além disso, foi realizada a análise de viabilidade econômica do empreendimento. Os resultados, em geral, comprovaram a viabilidade técnica de utilização da energia eólica para geração de energia elétrica na região metropolitana de Belo Horizonte, MG. Entretanto, os resultados demonstraram a inviabilidade econômica de implantação deste projeto na região metropolitana de Belo Horizonte, MG. Por outro lado, este trabalho vem a contribuir com a apresentação de uma metodologia que pode ser utilizada como ferramenta de análise para elaboração de futuros projetos de empreendimentos na área de energia, em particular energia eólica, por meio da modelagem e simulação de processos dinâmicos.

Palavras-chave: Energia eólica. Dinâmica de sistemas. Pequenos empreendimentos. Modelagem. Energia elétrica sustentável. Engenharia econômica.

Data: 27/08/2016

Banca avaliadora: Prof. Dr. Antônio José Steidle Neto - UFJS Sete Lagoas, Profa. Dr. Gisele Tessari Santos - Ietec. Prof. Dr. José Helvécio Martins - Ietec (Orientador)

Os meus agradecimentos vão a todos àqueles que contribuíram direta ou indiretamente para conclusão desta pesquisa, especialmente a minha cunhada, que considero uma irmã, Viviane Valente Vieira, por confiar e me ajudar continuamente nos impasses que a vida nos traz. Ao professor José Helvecio Martins, pela orientação, pela atenção e contínua prestatividade. A todos os professores e funcionários do Instituto de Educação Tecnológica. Aos inesquecíveis colegas de curso que se tornaram grandes amigos, unidos em conjunto em um só propósito.