Análise de eficiência em carteiras de negócios bancários por meio da técnica dea - Ietec

Análise de eficiência em carteiras de negócios bancários por meio da técnica dea

Mestre
Kelia Mara de Sousa Pereira

Avaliar o desempenho bancário não é simples, pois qualificar e quantificar o lucro em uma única medida, e ainda, avaliar sua eficiência quanto aos resultados alcançados são tarefas complexas, com várias variáveis envolvidas. Assim, este trabalho consiste em avaliar a eficiência das carteiras de negócios de um grande banco público, por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA). Esta é uma técnica não-paramétrica usada para medir e comparar eficiências relativas de unidades tomadoras de decisão. A aplicação da DEA a um indicador permitiu a correção do orçamento de metas anteriormente estabelecidas, já que para cada carteira não eficiente, foi apresentada uma meta a alcançar (alvo). As informações utilizadas neste trabalho foram obtidas do banco de dados dos relatórios de um banco de varejo no Brasil e o período selecionado para a análise foi o primeiro semestre de 2016. O estudo envolveu 40 carteiras de negócios. Apresentam-se uma análise abrangente dos resultados e uma discussão detalhada sobre a eficiência das carteiras estudadas. Um dos resultados deste trabalho aponta que, em 80% das carteiras, a meta proposta pela ferramenta foi maior que a orçada pelo banco. Em virtude do que foi mencionado, faz-se necessário rever a ferramenta até hoje utilizada pela instituição, já que a mesma não leva em consideração que algumas variáveis podem influenciar substancialmente o resultado. A proposta é fazer com que o acompanhamento através da avaliação de desempenho leve todas as carteiras a um comportamento eficiente e consequentemente contribua para melhorar o resultado da instituição.

Palavras-chave: Desempenho bancário. Análise Envoltória de Dados (DEA). Carteiras de Negócios. Eficiência. Metas.

Baixar dissertação completa

Data: 17/02/2017

Banca avaliadora: Prof. Dr Luiz Rodrigo Cunha Moura - UNA, Prof. Dr. Mauri Fortes - Ietec, Profa. Dra. Wanyr Romero Ferreira - Ietec (Orientador)

A minha orientadora, Wanyr Romero Ferreira, pelo carinho, consideração, apoio, paciência, por todo incentivo e dedicação durante esta caminhada. Não teria conseguido sem a sua ajuda. Aos professores do Programa de Mestrado do Instituto de Educação Tecnológica, pelos conhecimentos transmitidos.