Análise da capacidade produtiva de um processo de manutenção por meio da simulação de eventos discretos - Ietec

Análise da capacidade produtiva de um processo de manutenção por meio da simulação de eventos discretos

Mestre
Jussara Nepomuceno Lima

Atualmente, as empresas estão inseridas em um cenário que aumenta a cada dia o nível da concorrência. As mudanças tornaram-se ainda mais frequentes e com maior amplitude. Neste cenário, o setor de mineração, especificamente de minério de ferro, tem passado por transformações advindas das mudanças no mercado. Desta forma, os desafios de aumento de produtividade e redução de custos são desdobrados dentro da empresa para as diversas áreas. Neste contexto, identifica-se a oportunidade e a necessidade de aprofundar os estudos em uma área responsável pela reforma dos componentes de equipamentos de Mina em uma empresa de mineração. Já que existe um problema de restrição quanto à capacidade produtiva da oficina para atender toda a demanda. Este trabalho tem como objetivo geral modelar o processo de Reforma de Componentes de Equipamentos de Mina utilizando a técnica de simulação de eventos discretos.

Realizou-se a coleta dos dados e tratamento estatístico das variáveis identificadas no modelo. Três cenários distintos foram analisados buscando aumentar a eficiência do processo. Constatouse por meio deste estudo, a existência de um desbalanceamento da carga de trabalho entre as células de trabalho do processo de reforma dos Comandos Finais. Tal diagnostico afeta diretamente o resultado de produção, deixando de atender à demanda do cliente. Constatou-se também a existência de excesso de estoque parado no processo. Conclui-se que a técnica de simulação contribui muito para a análise de processos reais, permitindo identificar ineficiências e testar possíveis soluções antes mesmo de realizar qualquer alteração no cenário real dentro da empresa.

Palavras-chave: Teoria das Filas. Simulação por Eventos Discretos. Análise de processos.

Baixar dissertação completa

Data: 01/09/2017

Banca avaliadora: Prof. Dr. José Eduardo Carvalho Montes - IFMG, Profa. Dra. Gisele Tessari Santos - Ietec, Prof. Dr. Rafael Pinheiro Amentéa - Ietec

Agradeço primeiramente a Deus, por ser minha força e meu guia ao longo desta caminhada. Aos meus pais, pelo amor e dedicação sempre. Aos meus irmãos pelos exemplos e conselhos. Ao meu marido pela compreensão e incentivo. A Faculdade Ietec e todos os professores pelo conhecimento compartilhado. Ao meu Orientador, Prof. Dr. Rafael Pinheiro Amantéa, pessoa fundamental para desenvolvimento e conclusão deste trabalho.