A gestão de recursos hídricos de barragens utilizando a técnica de dinâmica de sistemas - Ietec

A gestão de recursos hídricos de barragens utilizando a técnica de dinâmica de sistemas

Mestre
Cláudio Henrique Diniz Castro

Atualmente a escassez da água tem se tornado um problema de grande impacto social e econômico em regiões semiáridas, traduzindo-se em desabastecimento e desemprego. Nestas regiões uma das políticas públicas utilizadas na tentativa de minimizar este panorama é a construção de barragens de abastecimento. Mas para assegurar o superávit hídrico, deve ser analisada as diversas variáveis climáticas que influenciam diretamente a demanda da população, seja no abastecimento humano ou na produção vegetal e animal. Assim é necessário o estudo destes fatores que impactam diretamente na gestão dos recursos hídricos de maneira lógica e cíclica.

O objetivo do presente trabalho foi criar um modelo de dinâmica de sistemas, capaz de simular cenários de utilização da água superficial, tendo como elementos de análise os componentes do balanço hídrico de uma bacia hidrográfica e por consequência sua influência embarragem de abastecimento. Foram utilizados o comportamento da oferta e da demanda de águaque acomete a barragem de abastecimento situada na Região Semiáridado Brasil e a influência dos diversos setores sociais, ambientais e econômicos. Foi simulado o comportamento do sistemaem um período de 45 anos, dos quais os 37iniciais foram baseados em dados históricos da precipitação e os outros 8 provenientes do resultado da simulação. A metodologia aplicada foi de levantamento de dados do balanço hídrico local, junto a órgãos governamentais, a utilização da teoria de dinâmica de sistemas no desenvolvimento de modelo discreto e simulação desteaplicado na gestão dos recursos hídricose saída de resultados por meio do softwareVensim PLE ® (software da Ventana Systems Inc.).

Os resultados da simulação indicam que os mecanismos atuais de controle e simulação de cenários são ineficazes e comprometem as políticas públicas nas tomadas de decisões por parte do órgão gestor dos recursos hídricos; especialmente quando não se leva em conta a variação temporal dos eventos. Assim a dinâmica de sistemas apresenta-se como grande ferramenta de gestão na simulação de cenários de forma rápida e confiável, capaz de auxiliar a tomada de decisão mais correta, beneficiando todos os setores demandantes de água na busca de um desenvolvimento sustentável.

Palavras-chave: Dinâmica de sistemas. Desenvolvimento Sustentável. Recursos Hídricos. Vensin. Gestão. Barragem. Simulação.

Baixar dissertação completa

Data: 26/08/2016

Banca avaliadora: Prof. Dr. Marcos Koiti Kondo - Unimontes, Prof. Dr. Rafael Pinheiro Amentéa - Ietec , Prof. Dr. Mauri Fortes (Orientador)

Agradeço aos professores deste programa de mestrado na condução perene e auspiciosa de seus trabalhos, em especial ao meu orientador, professor Mauri Fortes pela convicção e confiança em minhas proposições. Manifesto ainda o agradecimento às instituições que apoiaram este trabalho, ao qual cito, a Faculdade Vale do Gorutuba pela generosidade e o Distrito de Irrigação do Gorutuba pelas relevantes informações e parceria