A dinâmica de sistemas aplicada à gestão da cadeia de suprimentos de empresa de mineração - Ietec

A dinâmica de sistemas aplicada à gestão da cadeia de suprimentos de empresa de mineração

Mestre
Glauber Rodrigo Catarino

O Brasil possui ricas reservas de minério de ferro se destacando no cenário mundial devido aos altos volumes produtivos e aos altos volumes exportados através do mercado transoceânico. Entretanto, as mineradoras brasileiras enfrentam diversos desafios que impactam negativamente a sua operação como problemas de gestão de suas operações e onerosos custos de produção. Outro desafio enfrentado é a globalização do mercado e sua expansão que faz com que as mineradoras tenham que integrar ativos diferentes, localizados em diversas regiões e com capacidades e processos gerenciais específicos. Dessa maneira, deve-se integrar ao máximo todos os agentes envolvidos no processo e garantir máxima efetividade na execução das operações.

Diante desse cenário, o presente trabalho teve como objetivo aplicar a metodologia de dinâmica de sistemas em parte da cadeia de suprimentos de uma empresa de mineração por meio dos modelos dinâmicos APIOBPCS (Automatic Pipeline Inventory and Order Based Production Control System), e suas derivações, os modelos VMIAPIOBPCS e VMI-APIOBPCS II (Vendor Manage Inventory – Automatic Pipeline Inventory and Order Based Production Control System) a fim de analisar a eficácia destes modelos em predizer o comportamento da cadeia e compreender fatores que interferem no seu desempenho.

A princípio, os modelos dinâmicos utilizados foram implementados e simulados utilizando dados da literatura com o objetivo de validá-los. Posteriormente, coletaram-se dados de demanda e estoque do minério de ferro granulado (lump ore) de uma empresa de mineração brasileira e fizeram-se simulações que permitiram a realização de análises e comparações entre os modelos em relação a fatores como níveis de estoque, níveis de serviço, ordens de produção e previsões de demanda. Constatou-se, por meio dos resultados das simulações, que a técnica de dinâmica de sistemas se mostrou adequada para o estudo do comportamento da cadeia de suprimentos de empresas de mineração já que os modelos conseguiram predizer o comportamento da cadeia de suprimentos deste tipo de setor com boa precisão na maior parte do período simulado. O desempenho do modelo VMI-APIOBPCS se mostrou superior apresentando melhores resultados para os valores de previsão da demanda, menor volume de estoque ao longo do sistema e, consequentemente, ordens de produção mais síncronas em relação à demanda do mercado e melhor nível de serviço. Estes fatos comprovam a vantagem de se implantar uma cadeia de suprimentos mais integrada como a simulada por meio do modelo VMI-APIOBPCS.

Palavras-Chave: Cadeia de suprimentos. Mineração. Dinâmica de sistemas. Modelos de Simulação. Estoque gerenciado pelo fornecedor (VMI).

Baixar dissertação completa

Data: 29/09/2016

Banca avaliadora: Prof. Dr. Rafael Pinheiro Amantéa – IETEC, Prof. Dr. Henrique Duarte Carvalho - UNIFEI, Prof. Dr. Bruno Santos Pimentel - Coorientador, Profa. Dra. Gisele Tessari Santos - Orientadora

A Prof. Dra. Gisele Tessari dos Santos, que me ajudou muito, pela paciência, confiança, comprometimento e atenção durante todo o desenvolvimento deste trabalho. Ao Prof. Dr. Bruno Santos Pimentel pela cordialidade e ensinamentos que contribuíram para o desenvolvimento deste trabalho. A Bráulia pessoa que amo partilhar а vida. Com você tenho me sentido mais vivo de verdade. Obrigado pelo carinho, paciência е pela sua capacidade de me trazer paz durante esta jornada. Aos professores e amigos do Ietec pelo apoio e atenção que significativamente contribuíram para o meu crescimento.