Imprensa

Lições aprendidas: como não cometer os mesmos erros em projetos

1. INTRODUÇÃO


Fechamento de um projeto, todo o planejamento entregue dentro do prazo e custo estabelecidos, satisfação do cliente e toda a equipe. Diante da situação descrita nos leva a reflexão: o que levou este projeto ao sucesso; em seu ciclo de vida tiveram somente acertos; quais foram os erros cometidos e as soluções de contorno executadas. Dentro destes questionamentos como efetuar o levantamento destas informações dentro da execução do projeto e como disseminar este aprendizado em todos os membros da equipe.

Em consideração as dúvidas relatadas este artigo aborda questões relacionadas a lições aprendidas em projetos tendo foco na gestão do conhecimento. Esta análise se propôs da seguinte questão: Como garantir que melhorias implantadas se tornem padrão e como evitar que erros e equívocos se repitam nos projetos. A questão iniciou a busca cientifica para responder às indagações, por meio de literaturas existentes, resultando em como estabelecer um processo de lições aprendidas ao longo do projeto gerando uma base de conhecimento.

O estudo se fez em conceitos teóricos de gestão do conhecimento e gestão de projetos sendo base da pesquisa, gerando uma abordagem estruturada para a realização e gestão de todo o processo de lições aprendidas. Diante de toda análise diversos questionamento serão explanados referentes à sua utilização e os resultados obtidos dentro das organizações.Como objetivo geral o artigo visa demonstrar como o processo de lições aprendidas pode garantir o sucesso em projetos futuros, tendo como base a experiência adquirida relativa a acertos e erros vivenciados. Tendo importância em demonstrar o ganho da inserção do mesmo em projetos, alimentando uma base de conhecimento para toda a equipe envolvida.
O gerente de projetos possuindo este material terá a informação necessária para o aprendizado levando ao aumentando da assertividade, mitigação dos riscos existentes e até mesmo a extinção dos erros para que o sucesso seja alcançado durante todo o projeto.

 

Clique aqui e baixe o PDF deste artigo.