Imprensa

Custos em PPP’s e Obras Públicas

Processos de orçamentação em Parcerias Público-Privadas (PPP’s) e Obras Públicas, um tema polêmico e recorrente nas mídias, foi discutido no workshop gratuito sobre Engenharia de Custos que aconteceu, recentemente, na sede do Ietec. O evento foi marcado também pelo lançamento do livro “Pareceres da Engenharia”, que teve presença de 5 autores.

O workshop gratuito Engenharia de Custos em PPP’s e Obras Públicas contou com a presença do Mestre em Administração e professor, Ítalo Coutinho, do Coordenador Geral da Unidade Central de Parcerias Público-Privada (PPP) do Governo de Minas Gerais, Flávio Faria e do Engenheiro de Custo e Estimativas da MVP Engenharia, Marcelo Passos.

Dentre os temas debatidos, a importância da engenharia de custos, o processo de formação de preços em obras, contratos e pleitos tiveram um destaque especial. Os palestrantes também falaram sobre os Impactos, causas e possíveis soluções para a paralisação, remanejamento e atrasos em obras que são fatores responsáveis por gerar futuras reivindicações / pleitos e, com isso, aumento dos gastos.

“Entendo que para os futuros engenheiros ter contato direto com o conhecimento de profissionais atuante em diversas áreas e atividades, abre enormemente o leque de possibilidades e caminhos”, afirma o engenheiro Marcelo Passos.

Ao final, os participantes ainda prestigiaram o lançamento dos dois primeiros volumes do livro “Pareceres da Engenharia”, uma coletânea de artigos a respeito da engenharia de custos que contou com a contribuição de diversos profissionais brasileiros renomados na área.

“Os dois livros apresentam uma iniciativa inédita e rara na Engenharia de Custos no Brasil. Eles servirão de base para que uma geração inteira de futuros Engenheiros Orçamentistas possam fazer melhor o seu trabalho”explica o professor Ítalo, que também contribuiu na construção livro.

Ainda de acordo com o Professor, a produção desse tipo de livro pode ser visto como um convite aos profissionais de Engenharia para discutir ideias e boas praticas e, assim, melhorar a execução dos projetos.

Os dois volumes do livro “Pareceres da Engenharia” podem ser adquiridos pelo site: www.clubedeautores.com.br.