Seminários e Workshops

Workshop – Tendências e Desafios: Mulheres Gestoras de TI

Objetivo

1 - Apresentar o percurso de inserção da mulher como gestora e suas perspectivas no mercado profissional de TI.
2 - Delimitar as diferenças do estilo de liderança feminina nas áreas de gestão de TI.
3 - Discutir sobre melhores práticas e ferramentas para promoção de igualdade de gênero nas profissões.

Público Alvo

Profissionais de nível superior.

Metodologia

Apresentação da temática e exposição de conceitos e casos práticos no formato de debate com as profissionais convidadas e o público presente.


Programação

14/09/2017

  • Recepção18h30
    Recepção e café de relacionamento
  • Abertura19h00
    Abertura do Evento

    Isabella Fonseca - Professora dos cursos de pós-graduação na área de Métodos Ágeis e Práticas DevOps do IETEC currículo

    Isabella Fonseca

    Professora dos cursos de pós-graduação na área de Métodos Ágeis e Práticas DevOps do IETEC

    Especialista em Redes de Telecomunicações (UFMG) e graduada em Ciência da Computação (PUC-MG). É Certificada em: PMP-ACP (PMI - Project Management Institute), ITIL v3 - Fundamentos em Gerenciamento de TI (TI.Exames), Certified Scrum Master (Scrum Alliance), certificação na P2 - prova de conhecimento para implementadores oficiais do Modelo de Referência MPS.BR e certificação em PBE - Practical Business English da Câmara de Comércio de Indústria de Londres. Atualmente é analista técnico da Sociedade Mineira de Software e professora do curso de Gestão Ágil de Projetos do Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: scrum, modelos de qualidade, gerenciamento de projetos e estimativas de software. Atua desde 2011 como Implementadora/consultora de processos de desenvolvimento de software e serviços na Sociedade Mineira de Software. Ministra desde 2003 treinamentos na área da Engenharia de Software, Qualidade e Metodologias Ágeis - Scrum, Lean, Kanban e XP. Atuante desde 2012 como Professora do curso de pós-graduação em Engenharia de Software Centrada em Métodos Ágeis e Governança de TI. Atuou por13 anos como Gerente de Produto e de Projetos na Powerlogic Consultoria e Sistemas realizando atividades de Planejamento, coordenação, customização e implantação de produtos. Professora dos cursos de pós-graduação na área de Métodos Ágeis e Práticas DevOps do IETEC.

  • Palestra19h15
    “Gestão financeira por projeto de software com um toque feminino”

    Edilaine Rodrigues Soares - Especialista em Engenharia de Software currículo

    Edilaine Rodrigues Soares

    Especialista em Engenharia de Software

    Edilaine Rodrigues Soares. Estudante de mestrado em Administração pela Universidade FUMEC (2015). Especialista em Engenharia de Software pelo Instituto de Educação Tecnológica - IETEC (2013). Bacharel em Sistemas de Informação pela faculdade COTEMIG (2007). Palestras em Workshop de Engenharia de Software pelo Instituto de Educação Tecnológica - IETEC. Apresentação e publicação de vários artigos em Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação - CONTECSI_USP. Participação na escrita de capítulos de livros pelas editoras IGI-Global, Pensylvannia, USA e Nova Terra, Brasil. Apresentação e publicação em Workshop Hispano-Brasileiro sobre Governança Empresarial de Tecnologias da Informação na Universidad de Cantabria, Santander, Espanha. Diretora e Consultora da Planned Investment.org.

  • Palestra19h40
    “O impacto feminino na estratégia de negócios: Maturidade Institucional.”

    Amanda Pinto - Atuante como Gerente de TI no Grupo Brasil PCH S/A currículo

    Amanda Pinto

    Atuante como Gerente de TI no Grupo Brasil PCH S/A

    Pós-graduada em Gestão e Tecnologia da Informação (Ietec) e graduada em Tecnologia em Processos Gerenciais (FATEC-SENAI – FIEMG). Certificada em Gestão de Negócios, pela Escola de Líderes Empresariais – Senai – FIEMG - Análise de Sistemas, pela FATEC-SENAI – FIEMG, e com expertise em mapeamento de processos/requisitos, implantação gerenciamento de banco de dados, BI e Segurança da Informação e Infraestrutura de TI e Governança. Possui 18 anos de experiência em TI. Atuante como Gerente de TI no Grupo Brasil PCH S/A, geradora com 13 empreendimentos - classificados como PCHs (pequenas centrais hidrelétricas) geradoras de energia. Com as principais funções de administrar, implementar e controlar planejamento orçamentário da área de tecnologia. Gerente de projetos com o foco na elaboração de estratégias e procedimentos de contingenciamento, visando à segurança de dados, acessos e auditorias no sistema da informação. Administradora de infraestrutura de TI, busca promover recursos de software e hardware para o melhor atendimento do público interno, governante de TI e gestão da segurança da informação, atuante com o gerenciamento dos Softwares ERPs da organização, das bases de dados, performances, desempenho, backups, em ambiente Linux-Oracle, gerenciando as instâncias, desenvolvimento e customizações e com o suporte a área de Operação - PCHs e COG.

  • Palestra20h15
    “A mulher gestora em T.I e a competição pela igualdade.”

    Daisy Assis - Atuante como Gerente de Operações e Serviços de TI na empresa Localiza Rent a Car. currículo

    Daisy Assis

    Atuante como Gerente de Operações e Serviços de TI na empresa Localiza Rent a Car.

    Pós-graduada em Gestão de Projetos (IBMEC), Bacharel em Administração de Empresas (ICES). Certificada em ITIL v3 - Fundamentos em Gerenciamento de TI, COBIT (ISACA), Programa de desenvolvimento de executivos (FDC). Possui 25 anos de experiência em TI. Atuante como Gerente de Operações e Serviços de TI na empresa Localiza Rent a Car. Com as principais funções de administrar, implementar e controlar o planejamento orçamentário da área de Operações de TI e pelo planejamento e gestão das áreas de infraestrutura, incluindo Banco de Dados, Central de Serviços (Servicedesk e Noc), Datacenter, Núcleo Técnico (engenharia de tráfego e monitoria de qualidade), Redes e Segurança, Servidores, Suporte Field, Desenvolvimento e Telecomunicações visando garantir a continuidade e disponibilidade de toda a infraestrutura de tecnologia e serviços de TI. Implantou algumas centrais de atendimento utilizando as melhores práticas de mercado como Service Desk da TI, central de atendimento de Recursos Humanos e central de atendimento para Franqueados. Estruturou e implantou o centro de monitoramento para negócios e para infraestrutura de TI.

  • Encerramento21h00
    Debate e encerramento com as participantes