Seminários e Workshops

Mulheres na gestão industrial – conquistando o seu espaço

Objetivo

1. Apresentar como percurso para a inserção das mulheres como gestoras na área de industrial, onde ainda há uma predominância masculina.
2. Delimitar os desafios enfrentados pelas mulheres devido aos aspectos comportamentais, culturais e sociais incorporados por um modelo de gestão masculino e patriarcal sedimentado na cultura organizacional.
3. Discutir como a gestão feminina pode promover mudanças na cultura organizacional no segmento industrial.

Público Alvo

Profissionais de nível superior.

Metodologia

Apresentação da temática e exposição de conceitos e casos práticos no formato de debate com as profissionais convidadas e o público presente.



Programação

24/08/2017

  • Abertura18h30
    Recepção e café de relacionamento
  • Abertura19h00
    Abertura do Evento
  • Palestra19h05
    Mulheres na gestão dos processos produtivos

    Virginia Paula Moreira Pereira - Supervisora dos setores de planejamento e controle da produção e expedição, elaboração de instruções e procedimentos de trabalho além de atuar como auditora interna ISO 9001:2008. currículo

    Virginia Paula Moreira Pereira

    Supervisora dos setores de planejamento e controle da produção e expedição, elaboração de instruções e procedimentos de trabalho além de atuar como auditora interna ISO 9001:2008.

    Pós-Graduada em Engenharia de Processos Industriais (IETEC), graduada em Engenharia de Produção (UNA). Possui os cursos de Planejamento, Programa e Controle da Produção (IETEC); Formação de auditores internos da qualidade integrado a interpretação de requisitos ISO 9001:2008 e de Gerenciamento de Projetos – PMI (UMA). Supervisora dos setores de planejamento e controle da produção e expedição, elaboração de instruções e procedimentos de trabalho além de atuar como auditora interna ISO 9001:2008. Controla a documentação dos departamentos e apoio a gerência industrial nas tomadas de decisão, supervisionando toda equipe de gestores da área fabril filtrando as demandas a serem levadas a gerência industrial e diretoria. Responsável pela apresentação de indicadores para definição de estratégias para alcance das metas estabelecidas pela diretoria.

  • Palestra19h25
    A Indústria da construção civil e a liderança feminina

    Júlia Cristine Teixeira dos Reis Severiano - Gestora de obras de uma Construtora de Grande Porte Nacional currículo

    Júlia Cristine Teixeira dos Reis Severiano

    Gestora de obras de uma Construtora de Grande Porte Nacional

    Pós-graduanda em Engenharia de Processos Industriais (IETEC), graduada em Engenharia Civil com ênfase em Transporte e Logística (Faculdade Kennedy). Gestora de obras de uma Construtora de Grande Porte Nacional com certificações ISO 9001, PBQP H com o intuito de organizar a indústria da construção civil em torno da melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva. Responsável pela gestão de pessoas e processos de um Empreendimento Residencial com 1104 unidades habitacionais. Trabalha diretamente ligada aos custos e prazo de obra, buscando a padronização e melhoria dos processos da Indústria da Construção. Implementadora de Novo Projeto Nacional de linha de montagem e tackt time da construção civil com ênfase em otimização construtiva baseado na metodologia Lean Manufacturing.

  • Palestra20h05
    Capacitação: o caminho para se diferenciar

    Juçara Graziele Soares - Consultora e implementadora de projetos com foco em aumento de produtividade, redução de custos e riscos de saúde e segurança. currículo

    Juçara Graziele Soares

    Consultora e implementadora de projetos com foco em aumento de produtividade, redução de custos e riscos de saúde e segurança.

    Pós-graduada em Engenharia de Processos Industriais (IETEC); especialista em Gestão Contemporânea com Pessoas (UniBH) e em Engenharia da Qualidade - Ênfase em Black Belt (FEAMIG), MBA em Gestão Estratégica de Projetos (FUMEC), e graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UniBH). Possui mais de 11 anos de experiência em engajamento de equipes com foco em Melhoria Contínua, Gestão Integrada de Processos em empresas dos segmentos de mineração, serviços e automobilista nos estados das regiões sudeste, norte e nordeste. Consultora e implementadora de projetos com foco em aumento de produtividade, redução de custos e riscos de saúde e segurança, atendimento de metas dos KPI’s, aplicando a filosofia do Lean Manufacturing, utilizando metodologias e programas como PDCA, Seis Sigma, CCQ, 5S, entre outros. Implementação e manutenção de sistemas de gestão de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho de acordo com as normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e VPS (Sistema Vale de Produção). Professora acadêmica e co-orientadora de projetos de conclusão do curso de engenharia de produção com temas relacionados à aplicação de metodologias para melhoria contínua.

  • Palestra20h25
    Existem de fato "ambientes femininos" nas organizações?

    Jaqueline Abreu Vianna - Consultora de empresas, coach e professora em cursos de graduação e pós-graduação currículo

    Jaqueline Abreu Vianna

    Consultora de empresas, coach e professora em cursos de graduação e pós-graduação

    Doutora em Ciência da Informação (UFMG), mestre em Administração com ênfase em Organização (FEAD), especialista em Gestão de Pessoas (UCAM) e em Administração da Produção (IETEC). É Bacharel em Psicólogia (PUC-MG). Tem experiência de 23 anos com Gestão de Pessoas em organizações de grande porte, atualmente é consultora de empresas, coach e professora em cursos de graduação e pós-graduação, lecionando as disciplinas voltadas para a área de Gestão de Pessoas, Psicologia Organizacional e do Trabalho. Atua também como psicóloga.

  • Encerramento20h45
    Debate e encerramento