Seminários e Workshops

Inteligência aplicada na Gestão Empresarial

Objetivo
O evento tem como objetivo apresentar a aplicabilidade de análises de negócios inteligentes (Business Intelligence) na Gestão Empresarial por meio da demonstração de ferramentas como o MS - Power BI e cases na Gestão Empresarial. Visa também indicar como o Business Intelligence pode ser amplamente utilizado nas empresas, proporcionando assertividade e agilidade nas tomadas de decisão.
Público-alvo
O Público alvo são gerentes, administradores, planejadores, profissionais relacionados com os setores de Planejamento e Controle de Projetos que desejam acertar mais suas previsões ao realizarem projetos.
Agenda

Data: 18/09/2018

Metodologia
Desenvolvido através de apresentação dos temas no formato de debate com os palestrantes convidados e o público presente.
Programação

18/09/2018

  • Abertura18h30
    Recepção e café de relacionamento
  • Palestra19h
    Inteligência aplicada na Gestão Empresarial

    Ítalo Coutinho - Engenheiro, MSc, PMP - Professor de Cursos da Área Engenharia e Construção e Gerenciamento de Projetos currículo

    Ítalo Coutinho - Engenheiro, MSc, PMP

    Professor de Cursos da Área Engenharia e Construção e Gerenciamento de Projetos

    Doutorando em Administração (FUMEC). Mestre em Administração de Empresas (FUMEC), pós-graduado em Gestão de Projetos (IETEC) e graduado em Engenharia Industrial Mecânica (CEFET-MG). É certificado PMP (PMI). Possui experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Administração e Gestão de Empreendimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto, engenharia mecânica, metodologia, técnicas e ferramentas para planejamento e controle da produção. Responsável pelo planejamento e gerenciamento de projetos em diversos segmentos como mineração, óleo, gás, construção, siderurgia, metalurgia, metrologia e indústrias de beneficiamento. Atuou como coordenador de projetos na Outotec. Foi Diretor Administrativo do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia e Engenheiro de Planejamento na DELP Engenharia Mecânica, planejando a fabricação de equipamentos petroquímicos. Possui visão estratégica e conhecimento em gestão empresarial e diversas fases do empreendimento. Desde 2003 atua como Gerente de Projetos de Engenharia da Saletto Engenharia de Serviços. Tem conhecimento internacional em projetos de CAPEX. Foi professor de Metodologia do Projeto, Viabilidade Econômica e Técnica na PUC Minas e também na Sociedade Mineira de Engenheiros. Autor de capítulos de livros, artigos e colunista, com foco em Engenharia e Construção. Fundador do portal PMKB - Project Management Base of Knowledge. Afiliado a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME), PMI, AACE, CREA-MG, CEASF e IBAPE-MG. Revisor do"PMBOK Construction Extension 2015, a convite do PMI Global. Coordenador técnico da área de Gestão de Projetos em Construção e Montagem e professor dos cursos de pós-graduação nas áreas de Engenharia de Planejamento, de Custos e Orçamento e Gestão de Projetos do IETEC.

  • Palestra19h30
    Fundamentos de Business Intelligence

    Alan Gomes - Sócio-diretor da SPS Consultoria currículo

    Alan Gomes

    Sócio-diretor da SPS Consultoria

    Engenheiro de Produção (UNA, 2010), formação técnica em informática gerencial (COTEMIG, 2005) e especialista em SAP (líder mundial em sistemas de gestão. Possui certificações SAP e ITIL Foundation (Governança de TI). Experiência na área de ERP (Enterprise Resource Planning), Business Intelligence, e processos de gestão empresarial, sendo responsável pelo planejamento e gerenciamento de projetos em diversos segmentos, como: energia, indústria química, automação, alimentação, engenharia, indústria automotiva, agronegócios, siderurgia, indústria farmacêutica, biotecnologia e serviços. Ao longo de 15 anos na área de tecnologia já atuou em mais de 50 projetos somando mais de 15 mil horas dedicadas à gestão empresarial e business intelligence. Desde 2013 é sócio-diretor da SPS Consultoria, empresa especializada na implementação de soluções empresariais com 6 escritórios distribuídos nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Foi sócio-diretor da Trusted Solutions e atuou como analista de processos em multinacionais como Arcellor Mittal e Sonda Procwork. Em 2018 foi responsável por capacitar equipes da Vale S/A (Maranhão) em Business Intelligence.

  • Encerramento20h30
    Debate final e encerramento