PÓS-GRADUAÇÃOAPERFEIÇOAMENTO

Métodos Ágeis e Práticas DevOps

Objetivo
Preparar profissionais de TI para o uso prático de métodos ágeis como Scrum, LESS e SAFE e de práticas DevOps tais como configuração como código, automação de testes, gestão da integração, gestão de liberações, monitoramento de aplicações e infraestrutura como código. Ao final do curso, o estudante será um profissional de TI diferenciado com conhecimento para aplicar técnicas comprovadas e robustas para a aceleração do ciclo de entrega de software, a eliminação de desperdícios e a automação de atividades.

Os princípios e práticas da gestão ágil e o uso das práticas Desenvolvimento e Operações de Software (DevOps) estão se tornando cada vez mais populares em empresas líderes de seus mercados, tais como NetFlix, Amazon, Uber, Globo.com, Banco Itaú, dentre outras. Por isso, esse curso foi elaborado com uma metodologia de ensino prática e centrada no estudo de casos reais e na trocas de experiências entre os seus participantes para prepara-los para as demandas e necessidades do mercado atual.

Ietec 30 anos, 30% de desconto! Saiba mais.
Público-alvo
Profissionais de TI envolvidos direta ou indiretamente no processo de análise e Desenvolvimento de Softwares, assim como Analistas de Negócios, Gestores de Projetos e de Infraestrutura, que atuam com Operações de Softwares.
Agenda

Local: Campus Savassi

Data: Fevereiro/2019

Horário: Segundas e terças-feiras, das 18h30 às 22h40

Carga horária total - 180 horas

Programa do curso
  • 1 - Engenharia Ágil de Software
    • 1.1 - Cultura DevOps
    • 1.2 - Princípios e bases da agilidade
    • 1.3 - Lean Software
    • 1.4 - Arquitetura Ágil de Software: plataformas tecnológicas
  • 2 - Métodos Ágeis
    • 2.1 - Gestão de Requisitos com Práticas Ágeis
    • 2.2 - Métodos ágeis para projetos e demandas com Scrum e Kanban
    • 2.3 - LESS e SAFE: Agilidade em escala organizacional
  • 3 - Práticas DEVOPS (Desenvolvimento e Operações de Software)
    • 3.1 - Qualidade Contínua de Código
    • 3.2 - Automação de Testes de Software
    • 3.3 - Gestão de Configuração: abordagem prática
  • 4 - Práticas DEVOPS Avançadas
    • 4.1 - Gestão de Builds e Releases: integração, implantação e entrega contínuas
    • 4.2 - Monitoramento de Aplicações
    • 4.3 - Infraestrutura como Código – IAC (Infrastructure As Code)
    • 4.4 - Acompanhamento para orientação dos Trabalhos Técnicos
    • 4.5 - Seminário de Apresentação os Trabalhos Técnicos de Final de Curso – TTFC
Algumas empresas que já fizeram cursos no IETEC
Anglo American Anglogold Ashanti, Aperam Inox, Arcelormittal Brasil, Biosev S/A, Bombril S/A, CNH, Cera Ingleza, COPASA, Cia de Tecidos Santanense, CEMIG, CEMIL, Coop Regional De Cafeicultores De Guaxupe, Duratex, Eccox Tecnologia e Soluções Ambientais, Emgepron - Empresa Gerencial de Projetos Navais, Esab, Ferrous Resources do Brasil, FUNARBE, FEAM, Fundação Butantan, Gerdau, INFRAERO, Hipolabor, FIOCRUZ, Itambe, Labtest, Lafarge Holcim Brasil, Nemak Aluminio, PETROBRAS, Petronas, Precon, Procuradoria da República no Estado de Minas Gerais, Procuradoria Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Produflex, Sadia S/A, Samarco, Sandvik Mining, Segma Engenharia de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, Senior Geologia Mineracao, Siderúrgica Barra Mansa, SNC-Lavalin Minerconsult, Sotreq, Supermix Concretos, Teksid, Thyssenkrupp, USIMINAS, Vale Fertilizantes, Vale, Vallourec, VLI.
Competencias Desenvolvidas
-Compreender de que forma a cultura organizacional pode impactar nos projetos de DevOps, identificando quais os aspectos da cultura devem ser trabalhados para atingir os objetivos estabelecidos;
-Avaliar os principais aspectos práticos dos métodos ágeis e como eles caminham junto ao DevOps;
-Trabalhar os princípios da agilidade, bem como arquitetura ágil de software e com a modelagem ágil e a gestão de requisitos com práticas ágeis;
-Ampliar a visão da agilidade em escala organizacional utilizando LESS e SAFE;
-Compreender as práticas básicas DevOps, dentre elas automação de testes, gestão da integração, gestão de builds, infra-estrutura como código, configuração como código e monitoração de aplicações, assim como as práticas avançadas, dentre elas a integração, implantação e entrega contínua;
-Identificar ferramentas para as práticas DevOps e utilizar laboratórios para executar os softwares mais atuais da área;
-Utilizar o trabalho de final de curso para propor práticas e ferramentas DevOps que realmente sejam aplicáveis, úteis e relevantes para as organizações.
EDUCAÇÃO CONTINUADA
Para se desenvolver mais em menos tempo

Um dos grandes diferenciais do IETEC é a estrutura dos cursos, dividida em três etapas: Aperfeiçoamento, MBA especialização e 2º MBA. Dessa forma, você faz sua pós-graduacão em menos tempo e pode sair com dois MBA’s em apenas um ano e meio.

Pós-Graduação Aperfeiçoamento 180 horas
1ª Etapa
MBA / Especialização 180 horas
2ª Etapa
2º MBA 180 horas
3ª Etapa
180 horas
180 horas
180 horas
1ª Etapa
2ª Etapa
3ª Etapa
Vantagens do IETEC
Conheça os diferenciais do Ietec
Conteúdo

Os conteúdos são consistentes e atendem às necessidades do mercado, aliando teoria e prática.

Credibilidade

Desde 1987 o Ietec atua em educação e treinamento, tornando-se referência e provedora em diversas áreas do conhecimento. Primeira instituição em MG credenciada internacionalmente pelo PMI® (Project management Institute) como Global Registered Education Provider. Único mestrado em Engenharia e Gestão recomendado pela Capes, Faculdade credenciada pelo MEC, e por três vezes consecutivas eleito como um dos melhores MBAs do Brasil.

Rapidez

Além da excelência nas áreas de engenharia, tecnologia, inovação e gestão, os alunos contam com o sistema modular de ensino, que permite a obtenção de até 3 certificados, em apenas 3 semestres.

Aplicabilidade

O aprendizado é voltado à aplicabilidade, com aulas dinâmicas e análise de casos atuais que alimentam a interação entre professores, alunos e mercado, resultando numa produtiva troca de experiências.