Pós-Graduação - Aperfeiçoamento

Análise de Negócios e Processos

Objetivo

Desenvolvido com base no “Guia de Práticas: Análise de Negócios” (PMI PBA 2015) e no “Guia BABOK” (IIBA – International Institute of Business Analysis) o curso tem por objetivo ajudar os profissionais a obter melhorias nos níveis gerais de competência e na aplicação da análise de negócios em programas e projetos, planejamento e decisões estratégicas e melhoria de processos.

Público-alvo

Gerentes, coordenadores, analistas, técnicos e todos aqueles profissionais envolvidos e interessados no sucesso de projetos de investimento, desenvolvimento de produto, tecnologia da informação, engenharia e construção, manutenção e meio ambiente. Gerentes de projetos e outros profissionais que executem o trabalho de análise de negócios nas empresas, possuindo o título de analista de negócios ou não. Outros profissionais que desejam ampliar conhecimentos nas teorias, técnicas e instrumentos relacionados à análise de negócios e sua aplicação prática no gerenciamento de projetos e programas, decisões de negócios e melhoria de processos.

Programa

  • 1 - Análise de Negócios e de Processos
    • 1.1 - Competitividade empresarial sob a ótica dos processos de negócio
    • 1.2 - Análise de Negócios e dos Processos
    • 1.3 - Gestão do conhecimento, pessoas e mudanças na análise de negócios
  • 2 - Avaliação de Necessidades e Planejamento da Análise de Negócios.
    • 2.1 - Análise do estado atual e do atendimento das necessidades do negócio
    • 2.2 - Compreensão do impacto e papel das partes interessadas no planejamento da análise de negócio e processos
    • 2.3 - Plano de análise de negócios e processos
  • 3 - Levantamento, Análise, Validação, Rastreabilidade e Monitoramento de Requisitos
    • 3.1 - Levantamento de requisitos
    • 3.2 - Análise e modelagem, rastreabilidade e monitoramento de requisitos
    • 3.3 - Documentação e validação e gerenciamento de mudança dos requisitos
    • 3.4 - Gestão de processos e projetos de implementação de solução
  • 4 - Avaliação e Validação da Solução
    • 4.1 - Avaliação e Validação da solução
  • 5 - Tópicos Especiais
    • 5.1 - Seminário de Apresentação de Trabalhos Técnico

Ao final do curso, os participantes terão condições de:

- Determinar os problemas e identificar as necessidades e oportunidades do negócio;
- Identificar e recomendar soluções viáveis para atender a essas necessidades e explorar as oportunidades;
- Colaborar na implementação de soluções que entregam valor para os negócios e atendem às necessidades das partes interessadas;
- Levantar e documentar os requisitos das soluções a fim de atender aos objetivos de negócios e de projetos;
- Gerenciar os requisitos de alta qualidade que resultem no desenvolvimento de produtos, serviços, programas e projetos que atendam as expectativas do cliente;
- Ampliar o engajamento das partes interessadas em programas e projetos.
- Facilitar a implementação bem-sucedida do produto, serviço ou do objetivo final do programa ou projeto.
- Colaborar na eliminação de falhas em programas e projetos relacionadas a requisitos (segunda maior causa de fracasso em projetos segundo pesquisa PMI).
- Colaborar na ampliação da probabilidade dos projetos serem entregues no prazo, dentro do escopo e dentro do orçamento.
- Colaborar no desenvolvimento de competências em análise de negócios da organização.
- Base de informações e conhecimentos para certificações internacionais em Análise de Negócios: PMI - Project Management Institute (PMI PBA - PMI Professional in Business Analysis) e IIBA - International Institute of Business Analysis (Certified Business Analysis Professional™ - CBAP® e Certification of Competency in Business Analysis™ - CCBA®)

Algumas empresas que já fizeram cursos no IETEC

Accenture, Anglo American, Anglogold Ashanti, Arcelormittal, ATTPS, Bradesco, Itaú, Bosch, Café Três Corações, Caterpillar, Cemig, Cedro e Cachoeira, COPASA, CSN, Comau, Converteam, Energ Power, EPC Engenharia, Ericsson, FIEMG, Fiat, FUNDEP, GASMIG, Gerdau, Itambé, Kinross, Leme Engenharia, Localiza, Novva Tecnologia, Orteng, PRODEMGE, Progen, Reta Engenharia, Samarco, Siemens, Sotreq, TIM, Toshiba, TOTVS, Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, USIMINAS, Vale, Vallourec & Sumitomo, Vivo, Votorantim.

Opinião de quem conhece

Educação continuada

Para se desenvolver mais em menos tempo.

Um dos grandes diferenciais do IETEC é a estrutura dos cursos, dividida em três etapas: Aperfeiçoamento, MBA especialização e MBA Executivo. Dessa forma, você faz sua pós-graduacão em menos tempo e pode sair com dois MBA’s em apenas um ano e meio.
Pós-Graduação
MBA/
2º MBA
Aperfeiçoamento
Especialização
 
180 horas 180 horas 180 horas
1ª Etapa
2ª Etapa
3ª Etapa

Vantagens do IETEC

Conheça os diferenciais do Ietec

  • Garantia Educacional

    Todos passam por momentos difíceis como a perda do emprego e a interrupção dos estudos, mesmo que momentaneamente. O IETEC está ao seu lado também nestes momentos, para que você possa dar continuidade ao seu aperfeiçoamento profissional, ampliando seu networking e, assim, facilitar sua recolocação. [ Saiba mais ]

  • Credibilidade

    Desde 1987 o Ietec atua em educação e treinamento, tornando-se referência e provedora em diversas áreas do conhecimento. Primeira instituição em MG credenciada internacionalmente pelo PMI® (Project management Institute) como Global Registered Education Provider. Único mestrado em Engenharia e Gestão recomendado pela Capes, Faculdade credenciada pelo MEC, e por três vezes consecutivas eleito como um dos melhores MBAs do Brasil.

  • Conteúdo

    Os conteúdos são consistentes e atendem às necessidades do mercado, aliando teoria e prática.

  • Rapidez

    Além da excelência nas áreas de engenharia, tecnologia, inovação e gestão, os alunos contam com o sistema modular de ensino, que permite a obtenção de até 3 certificados, em apenas 3 semestres.

  • Aplicabilidade

    O aprendizado é voltado à aplicabilidade, com aulas dinâmicas e análise de casos atuais que alimentam a interação entre professores, alunos e mercado, resultando numa produtiva troca de experiências.