PÓS-GRADUAÇÃOAPERFEIÇOAMENTO

Engenharia e Gestão Industrial

Objetivo
Preparar profissionais com sólidos conhecimentos dos princípios, metodologias e ferramentas para o desenvolvimento e gestão dos processos industriais com ênfase na integração entre o planejamento e gestão da rotina, na evolução tecnológica e na gestão das pessoas, direcionando o foco para o planejamento e controle da produção e manutenção, o aumento da produtividade através dos processos, a otimização dos custos e a melhoria contínua, apoiando-se para isto no Lean Manufacturing e na Gestão dos Gargalos.

O curso de Engenharia e Gestão Industrial também busca habilitar os participantes a atuarem sobre o projeto do trabalho e a qualidade nos processos produtivos através da aplicação de metodologias e ferramentas de tempos e movimentos e de gestão da qualidade.

Ietec 30 anos, 30% de desconto! Saiba mais.
Público-alvo
Gerentes, supervisores, coordenadores, analistas e engenheiros ligados direta ou indiretamente à engenharia e gestão industrial, estejam ele atuando na engenharia de processos, na engenharia de produção, logística, manutenção e/ou qualidade.
Agenda

Local: Campus Savassi

Data: Fevereiro/2019

Horário: Sextas-feiras de 18h30 às 21h50 e Sábado de 08h às 13h.

Carga horária total - 180 horas

Programa do curso
  • 1 - Engenharia e Gestão Industrial Atualmente
    • 1.1 - Engenharia de Processos
    • 1.2 - Gestão com Pessoas
  • 2 - Planejamento e Controle
    • 2.1 - Planejamento e Controle da Produção – PCP
    • 2.1.1 - Plano de produção e plano mestre
    • 2.1.2 - Avaliação e gestão da capacidade produtiva
    • 2.1.3 - Programação e controle da produção
    • 2.2 - Planejamento e Controle da Manutenção – PCM
  • 3 - Custos e Produtividade
    • 3.1 - Custos Industriais
    • 3.2 - Produtividade Industrial
    • 3.3 - Contabilidade dos Ganhos
  • 4 - Produção Enxuta
    • 4.1 - Lean Manufacturing
    • 4.2 - Ferramentas da Qualidade
    • 4.3 - Controle Estatístico de Processos
  • 5 - Trabalhos Técnicos de Final de Curso
    • 5.1 - Acompanhamento do TTFC
    • 5.2 - Seminário de Apresentação dos Trabalhos Técnicos
Competências Desenvolvidas
- Avaliar o impacto do projeto e desenvolvimento dos processos produtivos com ou sem o uso da tecnologia aplicada sobre o posicionamento estratégico, tático e operacional da empresa em termos de custos, qualidade, produtividade e atendimento aos clientes.
- Identificar os pontos chave do processo produtivo que devem ser focados, tanto em termos ambientais, quanto em termos da utilização da capacidade produtiva (programação de produção e manutenção) e da necessidade de intervenções de melhoria.
- Conduzir o projeto e a organização do trabalho, determinando os tempos e métodos segundo os quais este trabalho deve ser realizado de modo a alcançar melhores resultados, aplicando tecnologia e integração de processos.
- Compreender o conceito de Gargalos, sua relação com a capacidade produtiva, custos e com o projeto dos processos produtivos, e, sobretudo orientar a manufatura de como deve ser feito o correto gerenciamento da capacidade no dia a dia.
- Compreender os impactos da produtividade industrial sobre o atendimento aos clientes e sobre os custos.
- Identificar as formas de medição de produtividade e suas consequências no atendimento ao cliente e custos.
- Compreender como o processo produtivo deve ser avaliado sob a ótica do valor agregado;
- Ter uma visão dos processos sob a ótica da manufatura enxuta (Lean Manufacturing), identificando e atacando os desperdícios e aumentando a qualidade dos processos e produtos.
EDUCAÇÃO CONTINUADA
Para se desenvolver mais em menos tempo

Um dos grandes diferenciais do IETEC é a estrutura dos cursos, dividida em três etapas: Aperfeiçoamento, MBA especialização e 2º MBA. Dessa forma, você faz sua pós-graduacão em menos tempo e pode sair com dois MBA’s em apenas um ano e meio.

Pós-Graduação Aperfeiçoamento 180 horas
1ª Etapa
MBA / Especialização 180 horas
2ª Etapa
2º MBA 180 horas
3ª Etapa
180 horas
180 horas
180 horas
1ª Etapa
2ª Etapa
3ª Etapa
Vantagens do IETEC
Conheça os diferenciais do Ietec
Conteúdo

Os conteúdos são consistentes e atendem às necessidades do mercado, aliando teoria e prática.

Credibilidade

Desde 1987 o Ietec atua em educação e treinamento, tornando-se referência e provedora em diversas áreas do conhecimento. Primeira instituição em MG credenciada internacionalmente pelo PMI® (Project management Institute) como Global Registered Education Provider. Único mestrado em Engenharia e Gestão recomendado pela Capes, Faculdade credenciada pelo MEC, e por três vezes consecutivas eleito como um dos melhores MBAs do Brasil.

Rapidez

Além da excelência nas áreas de engenharia, tecnologia, inovação e gestão, os alunos contam com o sistema modular de ensino, que permite a obtenção de até 3 certificados, em apenas 3 semestres.

Aplicabilidade

O aprendizado é voltado à aplicabilidade, com aulas dinâmicas e análise de casos atuais que alimentam a interação entre professores, alunos e mercado, resultando numa produtiva troca de experiências.