Curta Duração

Módulo Especial: Gestão de Carreiras

Objetivo

Apresentar aoss participantes métodos que os auxiliarão na estruturação de um plano de desenvolvimento de suas carreiras, utilizando-se para isto algumas ferramentas que permitirão que cada um faça uma análise de seu percurso profissional, de seu momento de vida e carreira, além de fazer uma autoavaliação de seu potencial de desenvolvimento e de quais são as áreas de maior competitividade.
Apoiar os participantes na montagem de um Plano de Carreira estruturado e formalizado que ainda que esteja em seu estágio inicial, funcionará como uma bússola ou mapa, que terá a função de orientar o destino profissional e de formalizar os objetivos de curto, médio e longo prazo de cada um, bem como identificar e traçar as ações necessárias para alcançá-los.
Também como objetivo do curso, o programa instigará a ampliação do autoconhecimento de cada um, sendo este autoconhecimento o pilar básico sobre o qual o plano de carreira será construído.

Público-alvo

Alunos e ex-alunos dos cursos de Pós Graduação do IETEC, em busca de orientação sobre o planejamento de suas carreiras, estejam eles em ascensão, ou em transição, ou que se sintam estagnados em relação a suas carreiras.

Programa

  • 1 - Análise de cenários e impactos no mundo do trabalho e as demandas de competências atuais e futuras;
    • 2 - Carreira e sustentabilidade pessoal;
      • 3 - Autoconhecimento e coach de carreira;
        • 4 - Perfil comportamental, áreas de dominância e exclusão, competências e habilidades naturais;
          • 5 - Análise da trajetória profissional – onde estou, conquistas e para onde vou – metas e objetivos;
            • 6 - Construção de um PDI - Plano de desenvolvimento Individual:
              • 6.1 - Definir Objetivos: para a vida e a carreira.
              • 6.2 - Mapear os stakeholders e suas expectativas
              • 6.3 - Fatores que impactam o desenvolvimento da carreira
              • 6.4 - Identificar GAPs e estabelecer metas de aprendizado
              • 6.5 - Estabelecer indicadores de monitoramento do plano.

            Instrutor

            Silmara Pereira
            Master Coach
            Formada em Psicologia, com Especialização em Gestão de Pessoas com ênfase em coach e Mestrado em Administração. Formação em Análise comportamental pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coach) e em Master Coach. Membro do ICF (International Coaching Federation) – USA, fundadora do Capítulo Minas do ICF, atuando como representante em minas do Método CARMA - CareerRelationship Management – amplamente testado, reconhecido e utilizado em mais de cinco países. Atua também como Coach, como Consultora Sistêmica de Organizações e como consultoria de Gestão de Pessoas.