Curta Duração

Governança, Risco e Compliance em Tecnologia da Informação

Objetivo

- Desenvolver o conhecimento, teórico e prático, na implementação das boas práticas de Governança de Tecnologia da Informação.
- Conhecer e relacionar os frameworks fundamentais da governança.
- Conhecer as normas brasileiras relacionadas à governança e à gestão de serviços de tecnologia da Informação.
- Avaliar a adoção Compliance como forma de assegurar que as empresas estejam cumprindo as normas e regras dos órgãos regulamentadores.

Público-alvo

Gestores, analistas, consultores envolvidos no processo de tomada de decisão estratégica e na Gestão e Governança da Tecnologia da Informação e Compliance. Empreendedores de pequenas e medias empresas fornecedoras de serviços de tecnologia da informação, que buscam implantar um sistema de gestão baseado em melhores práticas de mercado de TI. Profissionais que almejam aprimorar seus conhecimentos e aperfeiçoar o desempenho do seu negócio num ambiente corporativo amplamente envolvido com a tecnologia da informação.

Programa

  • 1 - Tendências em Tecnologia da Informação
    • 1.1 - Introdução ao Cenário e Desafios da TI
    • 1.2 - Frameworks e as Melhores Práticas de Mercado
    • 1.3 - O Novo Papel do Profissional de TI
    • 1.4 - Cenário Atual e Futuro
  • 2 - Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação
    • 2.1 - Serviços, Provedores de Serviços e Stakeholders
    • 2.2 - Processos, Pessoas, Parceiros e Produtos
    • 2.3 - Gerenciamento de Serviços de TI
  • 3 - Governança de Tecnologia da Informação
    • 3.1 - Definições e princípios
    • 3.2 - Escopo e abrangências da Governança de TI
    • 3.3 - Sarbanes-Oxley e Basiléia
    • 3.4 - Governança, Gestão, Risco, Conformidade e Valor - GGRCV
    • 3.5 - ABNT NBR ISO/IEC 38500:2011
  • 4 - Framework Para Gestão de Serviços
    • 4.1 - Framework
    • 4.2 - Mapa das Certificações
    • 4.3 - Ciclo de Vida do Serviço
    • 4.4 - Estratégia de Serviço (Service Strategy)
    • 4.5 - Desenho de Serviço (Service Design)
    • 4.6 - Transição de Serviço (Service Transition)
    • 4.7 - Operação de Serviço (Service Operation)
    • 4.8 - Melhoria de Serviço Continuada (Continual Service Improvement)
  • 5 - Framework Para Governança
    • 5.1 - O Framework e seus fundamentos
    • 5.2 - Os 5 princípios fundamentais e os 7 Facilitadores da Governança
    • 5.3 - Diretrizes de gerenciamento, Modelos de maturidade e Gráfico RACI
    • 5.4 - Modelo de Referência dos Processos
    • 5.5 - Guia para Implementação
  • 6 - Abnt Nbr Iso/iec 20000:2011
    • 6.1 - Histórico, definições e benefícios
    • 6.2 - Escopo, Aplicabilidade e Estrutura da Norma
    • 6.3 - Requisitos para o Sistema de Gestão de Serviços (SGS)
    • 6.4 - Estudo de Casos
  • 7 - Compliance
    • 7.1 - Importância dos controles internos e do compliance nos negócios
    • 7.2 - Características, processos e regulamentações e benefícios
    • 7.3 - Crescimento sustentável dos negócios
    • 7.4 - Gerenciamento de riscos através do compliance
    • 7.5 - Estudos de casos.

Resultados Pretendidos

- Conhecimento geral das bibliotecas de ITSM (IT Service Management), suas vantagens, desvantagens e formas de aplicação prática nas organizações;
- Domínio dos conceitos, termos e linguagens da Governança de Tecnologia da Informação e Compliance;
- Conhecimento - teórico e prático - para a criação de um Sistema de Gestão voltado para empresas e/ou núcleos de Tecnologia da Informação;
- Capacitação para planejar, desenvolver, implantar e realizar melhorias em processos de Tecnologia da Informação;
- Consolidação da base fundamental da governança e compliance.