Curta Duração

Gestão de Processos

Objetivo

Discutir e trabalhar de forma dinâmica e objetiva as principais questões práticas enfrentadas pelos líderes e gestores empresariais frente ao desafio de melhorar o desempenho da empresa em suas principais dimensões (financeira, mercadológica e de processos internos) através da melhoria dos processos de negócio, contribuindo decisivamente para a sobrevivência, o crescimento e/ou a ampliação da competitividade da empresa. Apresentar e discutir os fatores críticos de sucesso de sistemas de melhoria de desempenho sob a ótica da Gestão dos Processos, trabalhando a aplicação das modernas ferramentas de gestão que poderão ser empregadas na criação e gerenciamento do sistema de melhoria de desempenho dos processos de negócio.

Público-alvo

Gestores (diretores, gerentes, coordenadores, supervisores, líderes, etc.) que enfrentam direta ou indiretamente o desafio de melhorar o desempenho das empresas através da melhoria dos processos. Profissionais que estejam se preparando para assumir funções gerenciais ou de liderança e que necessitam desenvolver competências e habilidades para atuar em sistemas de melhoria de desempenho das empresas.

Programa

  • 1 - Gestão de Processos e competitividade
    • 1.1 - Desdobrando as bases competitivas para o nível dos processos
    • 1.2 - Custos e processos
    • 1.3 - Produtividade dos processos e das pessoas
    • 1.4 - Desempenho dos processos e competitividade
  • 2 - Mapeamento de processos: o inventário das oportunidades
    • 2.1 - Levantamento de processos: conhecendo a realidade
    • 2.2 - Documentação dos processos: visão atual
    • 2.3 - Integração de processos: a visão sistêmica da empresa
    • 2.4 - Alinhamento dos processos com o objetivo do negócios
  • 3 - Melhoria de processos: a trilha da competitividade
    • 3.1 - Melhoria de processos e eliminação de desperdícios
    • 3.2 - Gestão da mudança: Implantação, documentação e manutenção
    • 3.3 - Gestão de processos e produvidade
  • 4 - Indicadores de desempenho: a perpetuação das melhorias dos ganhos
    • 4.1 - Indicadores de desempenho de resultado e de processos
    • 4.2 - Padronização de processos: a perpetuação das melhorias
    • 4.3 - Controle de desempenho e de processos: a perpetuação dos ganhos