Curta Duração

Gamification nos Sistemas de Informação

Objetivo

A estratégia de Gamification vem conquistando e influenciando o comportamento de empresas, funcionários, clientes e colaboradores. O Gamification propicia acrescentar camadas extras de interatividade nos negócios organizacionais e nos sistemas de informações, tornando-os atrativos como um Game. Desta forma, será possível uma nova maneira de interação com a informação estratégica organizacional.

Estar envolvido em um jogo significa estar submerso em uma realidade alternativa que permite maior engajamento na busca de objetivos e metas, com alta motivação. Tais objetivos, metas, motivação e engajamento são buscas constantes das empresas para que os colaboradores utilizem estrategicamente seus sistemas.

Mas, o que há de diferente nos jogos e qual a forma de aplicá-los neste mundo dos sistemas de informação das empresas? Conseguiríamos maior engajamento para as atividades? Já existem aplicações desses conceitos?

O curso tem por objetivo apresentar Gamification e sua aplicação e técnicas de jogos nos sistemas de informação, buscando aumentar o engajamento das pessoas na busca de objetivos específicos. Serão apresentados os conceitos exemplos de Gamification, o que é e o que não é Gamification no âmbito das empresas e dos sistemas de informação.

Público-alvo

Analistas de sistemas, engenheiros e arquitetos de software e responsáveis pelos sistemas de informação das empresas.

Programa

  • 1 - Onboarding
    • 1.1 - O que é um jogo
    • 1.2 - História dos jogos
    • 1.3 - Engajamento e jogos
  • 2 - Gamification
    • 2.1 - O que é Gamification
    • 2.2 - O que não é Gamification
    • 2.3 - Gamification para os Sistemas de Informação
  • 3 - Pensando Como Um Designer de Jogos
    • 3.1 - Foco
    • 3.2 - Objetivos
    • 3.3 - Pontos relevantes
    • 3.4 - Componentes básicos: dinâmica, mecânica, componentes
    • 3.5 - Exemplos
  • 4 - Psicologia dos Jogos
    • 5 - Aplicação dos Conceitos de Gamification nos Sistemas de Informação

      Resultados Pretendidos

      Ao realizar o curso o aluno será capaz de:
      - Conhecer o conceito de Gamification: o que é e o que não é Gamification;

      - Saber os principais elementos de uma aplicação de Gamification para sistemas de informação;

      - Saber os efeitos psicológicos que motivam a aderência ao Gamification;

      - Experimentar uma modelagem em Gamification nos sistemas de informação.